É aconselhável plantar capim BRS Kurumi em encosta de morro?

Agrônomo disse que cobrir áreas inclinadas com a cultivar do capim elefante anão pode ser complicado, mas indicou o manejo adequado do preparo de solo ao plantio

O pecuarista Gustavo Ribeiro Addad, que tem fazenda em Campina Grande do Sul, no estado do Paraná, disse quem intenção de plantar capim BRS Kurumi, uma cultivar de capim elefante anão produzida pela Embrapa, em uma área de morro e gostaria de receber orientações sobre o jeito certo de fazer o plantio.

As dicas vieram do engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária. “É uma pergunta bastante interessante”, avaliou Piers.

“Veja bem, o BRS Kurumi é, em primeiro lugar, um capim de touceira, é cespitoso, ele cresce na vertical. Dificilmente ele vai gramar, vai fechar, pois não é o perfil dele, não é essa estrutura da planta. Então, Gustavo, para plantio em encosta de morro, é meio complicado”, ponderou o especialista.

Qual o melhor capim para diferimento em áreas de morro?

Qual espécie de braquiária vai bem em áreas de morraria?

De todo modo, Pires sugeriu qual seria o modo mais adequado de realizar o plantio do BRS Kurumi em área de morro. “Você teria que fazer o plantio em linhas, e assim mesmo ainda vai correr o risco de correr água no meio dele. Teria que ser uma área (de inclinação) muito suave para você plantar ele. E aí, de preferência, fazer o plantio em linha”, sustentou.

“O BRS Kurumi é uma planta um pouco mais complexa do que o BRS Capiaçu (cultivar de capim elefante também desenvolvida pela Embrapa). O Kurumi tem os internódios dele bastante curtos, então o rendimento de muda é pequeno, mas é o mesmo sistema: plantio de muda. Então você corta os toletinhos, enterra e planta”, continuou Pires.

+ Posso fazer o plantio de muda do capim Mombaça?

O agrônomo também fez recomendações quanto ao preparo do solo para o plantio. “Faça uma calagem na área, mediante uma análise de solo, e uma fosfatagem de plantio. Logo abaixo do local, faça o sulco, aí no leito desse sulco você coloca o fósforo, cubra um pouco e ponha a muda por cima, joga um pouco de terra e dá uma compactada. E, é claro, tem que ter chuva para germinar”, advertiu.

+ Veja passo a passo como preparar o solo para o plantio da pastagem

+ Aprenda a fazer adubação de pasto

+ Como aplicar fósforo na pastagem?

Encosta de morro onde o pecuarista paranaense pretende plantar a cultivar de capim elefante anão. Foto enviada por Whatsapp.

“É um capim muito bom, é bastante produtivo, bastante palatável, mas como ele é plantado por meio de muda, você vai ter que estar sempre cortando. Ele pode ser usado para pastejo, mas o objetivo principal dele é corte. Então você vai ter esse problema de encosta de morro e de cobertura do solo. […] Mas vale a pena fazer e dá um bom resultado”, concluiu Pires.

+ Hora certa de colher, compactação, inoculante: como fazer silagem de capim?

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do agrônomo está no vídeo a seguir:

Foto: Fernanda Bortolini / Reprodução Embrapa