Um caso de um bezerro está preocupando uma pecuarista. O bovino está apresentando uma estranha doença de pele. Assista ao vídeo abaixo e saiba o que pode estar acontecendo e quais as medidas a serem tomadas.
A dúvida veio da telespectadora e pecuarista Wilma Bianco, de Toledo (PR). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde, desta quarta-feira, 7.
Ela diz que está com este mesmo problema em outros animais do rebanho. No entanto, já usou vários medicamentos e até o momento nenhum resolveu o problema.
Quem deu a resposta detalhada foi o médico veterinário Pedro Henrique Mantovani, consultor de demanda da Vetoquinol Saúde Animal para o Estado do Paraná.
Auxílio de um médico veterinário para averiguar a doença
As doenças de pele dos bovinos podem ter de diferentes causas, diferentes origens e elas são muito parecidas entre si, segundo o especialista.
Por isso, a primeira recomendação é chamar um médico veterinário para fazer um exame clínico para diagnosticar o mal.
“Dentre essas doenças nós temos a dermatofilose que é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, e também a dermatofitose, que também é uma doença infectocontagiosa. Inclusive ela é uma zoonose, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e é causada por um fungo”, diz Mantovani.
Tratamentos possíveis de doenças de pele em bovinos
Dependendo do tipo de doença, os tratamentos diferem um do outro pois uma doença é causada por bactéria e a outra por um fungo.
O tratamento da dermatofilose é feito a partir da administração de antibióticos e a dermatofitose o tratamento é tópico, a base de uma pulverização com o iodo.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].