Destaque em inseminação, Nordeste celebra momento ímpar da pecuária em 2020

"A gente vinha de duas secas severas nos últimos dez anos e esse ano, graças a Deus, foi um ano maravilhoso", comemorou veterinário

A pecuária de corte do Nordeste brasileiro tem o que celebrar em 2020. Além da boa estação de chuvas e valorização dos produtos do setor como um todo, a região tem alguns dos estados em destaque na porcentagem do uso de IATF no rebanho de matrizes de corte, como Alagoas (3º que proporcionalmente mais insemina no país, com 24,5% das vacas de corte inseminadas) e Rio Grande do Norte (8º, com 18,6%), de acordo com os números consolidados do Index Asbia de 2019 (veja abaixo).

+ IATF no Brasil cresce 23,6% em 2019 e aproxima País da média mundial

Número de vacas inseminadas no Brasil salta para 16%

“Uma característica importante também de Alagoas, em cima desse número de inseminação a nível Brasil, é que aqui no estado, na década de 1970, foi instalada uma das primeiras escolas de inseminação artificial do País. Isso faz com que Alagoas já insemine há 50 anos e a evolução genética do gado daqui de Alagoas seja muito boa. Isso tem se espalhado para todo o Nordeste! Graças a Deus, a IATF vem crescendo”, celebrou o veterinário Marcelo Araújo, diretor técnico da Start Soluções no Agronegócio e um dos coordenadores do Encorte, o Encontro de Pecuária de Corte do Nordeste.

O veterinário disse que o encontro servirá de atualização, mas também celebração para o bom momento. “A gente vai fechar com chave de ouro, brindar essa estação chuvosa. O que vem acontecendo no Nordeste é um momento ímpar para a pecuária. A gente vinha de duas secas severas nos últimos dez anos e esse ano, graças a Deus, foi um ano maravilhoso, com índices pluviométricos muito bons”, comentou.

“Claro, a reprodução bovina vai estar envolvida, sim, no Encorte. Esse ano, devido à pandemia, a gente adaptou um pouco o modelo do evento, que vai ser online e as pessoas vão poder assistir de casa, da sua fazenda, com toda sua equipe. E essa é uma força para a gente difundir ainda mais a tecnologia e a informação da pecuária de corte agora, não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil”, observou.

+ Pecuária bota o pé no acelerador e vendas de sêmen crescem 47% no semestre

O coordenador do evento detalhou o formato do Encorte 4.0 que acontecerá entre 28 a 30/10. “A gente já montou o estúdio (em Maceió-AL) […] e de lá vamos transmitir ao vivo. A plataforma é bem interativa para os participantes. Esse ano nós vamos ter 15 palestras divididas em três painéis. Tem o Painel Inovatec, que é um painel onde a gente aborda inovações e tecnologias voltadas para a pecuária de corte; o Painel Produtividade, onde será abordada toda a parte de produção de pastagem, nutrição, sanidade, reprodução; e o Painel Gestão em Mercado, em que a gente vai falar sobre recursos humanos, plano de viabilidade econômica, uma boa gerência para sua fazenda, como encarar o mercado de reposição nesse momento que a gente vem trabalhando. Claro, nós vamos ter também um dos principais momentos, que a turma mais gosta, que é o Momento Prosa com o Produtor, em que os pecuaristas compartilham seus casos de sucesso e seus desafios, eles falam o que deu certo e o que deu errado na sua fazenda, no seu dia a dia. Esse é um dos principais momentos e, no final de cada painel, a gente tem uma mesa redonda, quando os palestrantes vão tirar dúvidas do público presente”, explicou.

O evento contará ao todo com 15 palestras, com programação completa e inscrições disponíveis pelo site encorte.com.br. “Então só basta estar com o computador ligado à internet, ou celular, mas a gente recomenda que seja pelo computador para poder ter uma interação maior. De todo modo, pode assistir pelo celular também, e a gente vai estar transmitindo ao vivo, as palestras vão ficar gravadas também caso tenha alguma instabilidade na internet. A gente está se adaptando”, frisou Araújo.

“Já estamos no terceiro lote, que vai até a próxima sexta-feira agora (23/10). São R$ 298,00 para o profissional produtor e R$ 248,00 para estudantes. Os valores são acessíveis, podem ser parcelados em cartão, então está muito fácil pra você e toda a sua equipe participarem do Encorte 4.0”, apontou o coordenador do evento.

Antes do início oficial do Encorte, que integra a grade paralela de programação da Expoagro Alagoas 2020 (24/10 a 01/11), haverá ainda um encontro gratuito. “Na próxima segunda-feira, 26/10, às 19h, teremos o pré-Encorte. Então já convido a todos também. Entre em contato conosco através do site ou dos telefones (82) 3435 3500 ou (82) 9 9686 5987. O pré-Encorte é um evento online gratuito em que também a gente vai estar falando sobre integração lavoura-pecuária e sobre reprodução”, convidou.

“E, se Deus quiser, ano que vem a gente estará no evento presencial”, complementou.

+ São Pedro e defensivos para pastagem ajudam pecuarista do Nordeste em 2020

Defensivo elimina plantas daninhas duras das pastagens no Nordeste

Agrônomo lista primeiros passos para combater plantas daninhas no Nordeste

Quais são os melhores capins para plantar no clima semiárido?

Veja a entrevista completa com Marcelo Araújo no vídeo a seguir: