A desmama racional ou desmama lado a lado é uma das técnicas que passam a ganhar mais força em fazendas de cria. O manejo melhora significativamente o bem-estar animal, garantindo um trabalho mais tranquilo na fazenda. Assista ao vídeo abaixo e confira.
O tema foi o grande destaque do Giro do Boi desta quarta-feira, 5. A médica veterinária Rafaela Davi, consultora da BE.Animal, participou do programa e deu detalhes sobre a desmama racional.
“A desmama, por si só, é um dos momentos mais estressantes tanto para a vaca quanto para o bezerro, mas é possível evitar que esse momento seja tão estressante”, diz Rafaela.
O manejo passa a ser cada vez mais importante nas fazendas de cria por ajudar a reverter a dura taxa de 10% de mortes de bezerros todos os anos.
A entrevista faz parte do especial “Cada Bezerro Importa” no Giro do Boi, que, nesta semana, está concentrando a discussão sobre como diminuir a taxa de mortalidade de bovinos até a desmama e melhorar os índices na produção de bezerros pelo País.
Desmama racional prioriza o contato entre a vaca e a sua cria
O grande segredo da desmama racional é fazer com que a vaca e sua cria possam manter sempre o contato durante a desmama.
É justamente por isso que a desmama também é conhecida por “lado a lado”, os pastos onde vão ficar os bezerros ficam bem próximos ao pasto onde ficarão as suas mães.
Neste momento as crias possuem cerca de oito a nove meses e vão ter de se adaptar ao pasto e às estruturas como cocho e bebedouro.
As vantagens da desmama feita lado a lado
O estresse causado pela desmama, feita abruptamente, sem um cuidado prévio, pode interferir na recria do gado.
“Os animais passam a caminhar mais, perdem peso e passam a vocalizar demais, o que vai gerando um ambiente ruim tanto para os animais quanto para os peões da fazenda”, diz Rafaela.
Com a técnica da desmama lado a lado vai evitar perdas no desempenho tanto dos bezerros quanto das matrizes. O conhecimento do vaqueiro é fundamental para guiar o lote e definir o ritmo da vida dos animais.