Depois de vacinado, bezerro teve inchaço nas orelhas e costelas; pode ser reação?

Pecuarista de Cruz das Almas-BA disse que problema começou após imunização contra a aftosa e quer saber se pode ser uma consequência deste manejo

Nesta quinta, 09, o médico veterinário André Pacheco, gerente técnico da MSD Saúde Animal, respondeu pergunta do pecuarista José Raimundo Filho, de Cruz das Almas-BA.

“Ele conta para a gente que dias após tomar a vacina de aftosa, o bezerro apresentou inchaço nas orelhas e costelas e, com uma semana, a pele começou a soltar nestes lugares. Vale ressaltar que ele veio de um pasto de braquiária bem manejado. E aí ele pergunta: será que é reação à vacina?”, disse Pacheco, apresentando a questão.

Para o veterinário, não se trata de uma reação à vacina contra a aftosa. “Eu não acredito que seja uma reação causada pela vacina. O que está parecendo, pelas fotos aqui, seria uma fotossensibilização, também conhecida em alguns lugares como requeima. Em geral, ela está associada à ingestão de toxinas. Podem ser toxinas produzidas por fungos em algumas braquiárias, pode ser ingestão direta de planta tóxica, algumas plantas tóxicas que ocorrem no Nordeste, como, por exemplo, ervanço, chumbinho, pode ocorrer por ingestão de maria-mole, entre outras plantas tóxicas. E este animal era mais sensível que os outros, então provavelmente este animal acabou desencadeando este quadro clínico através de alguma lesão do fígado que ele já tinha ou foi causada por ingestão de planta tóxica ou por algum outro motivo”, respondeu Pacheco.

Por que as braquiárias não são recomendadas para os cavalos?

O especialista fez recomendações também de possíveis tratamentos. “O que a gente recomenda é separar este animal do lote, deixar em observação tratando as feridas, principalmente com alguma pomada cicatrizante. Pode ser feito também algum antitóxico para melhorar as funções hepáticas dele e algum antibiótico, como, por exemplo, uma penicilina para evitar infecções secundárias de pele. Então a gente recomenda deixar este animal separado, cuidar, sempre deixar ele sob a sombra para facilitar a recuperação”, concluiu.

Leia conteúdos relacionados:

+ Meu bezerro teve dificuldades para respirar e morreu. O que pode ter ocorrido?

Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

Qual a melhor prática de cura de umbigo e por quantos dias devo fazer?

Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Assista a resposta completa de André Pacheco no vídeo abaixo: