O Giro do Boi desta terça, dia 03, dedicou espaço para prestar homenagem ao médico veterinário e gerente de originação do escritório de compra de gado do Friboi em Cáceres-MT Hilton Moura, falecido nesta segunda-feira, 02 de agosto, aos 66 anos de idade. Entre a medicina veterinária, o trabalho como pecuarista e como comprador de gado, foram quase 50 anos de dedicação à bovinocultura de corte brasileira do gaúcho nascido em Porto Alegre.
Em depoimento ao Giro do Boi, o gerente regional de originação do Friboi Sonair Nogueira de Morais destacou alguns dos traços mais marcantes da personalidade de Hilton Moura.
“Infelizmente é uma notícia triste a respeito de um grande companheiro, de um grande amigo, de um grande conselheiro, que nunca se isentou de passar as boas lições, os bons aprendizados para todos nós, para toda empresa, de forma geral. Uma referência muito grande para nós e, por isso, uma perda muito grande”, lamentou.
“O seo Hilton foi um grande guerreiro por tudo que a gente acompanhou. Foram dez anos que nós trabalhamos juntos. […] Ele já vinha há dez anos lutando com o câncer e nós perdemos ele para a Covid-19”, contou Sonair.
O gerente regional destacou qual foi a contribuição de Hilton Moura para o agronegócio mato-grossense. “O seo Hilton conhecia Mato Grosso de ponta a ponta. Ele chegou em Cáceres bem no início da década de 1980 e ele tinha muito orgulho de falar que nós começamos a abater boi do pequeno para grande frigorífico. […] Ele fazia questão de falar que mediu Mato Grosso de ponta a ponta, andando no Fusquinha, fazendo ponte para passar e assim começou a história do seo Hilton. Não existe Mato Grosso sem o seo Hilton”, ressaltou.
O jornalista e apresentador Marco Ribeiro também enalteceu algumas das qualidades do médico veterinário e comprador de gado. “O seo Hilton tinha uma característica que me marcou muito nos nossos encontros, nas nossas conversas, que era uma simplicidade e uma capacidade de compartilhar experiências. Ele não tinha preguiça de dividir o que ele sabia – e ele sabia muito. […] Ele participou conosco em 2020 de um webinário sobre cruzamentos, raças e produção de carne de qualidade (relembre pelo link abaixo). Ele entendia muito do nosso segmento, conhecia muito e não tinha preguiça de dividir isso com todos”, comentou.
Hilton Moura (esq) e Sonair Nogueira (dir) no escritório de compra de gado em Cáceres-MT
“Nitidamente isso é o que mais fazia o seo Hilton feliz”, confirmou Sonair. “O que mais deixava o seo Hilton feliz era passar as coisas que ele aprendeu no decorrer da sua vida para os seus próximos. A gente enxerga isso na família e, como parte da equipe, como colaborador, toda a equipe nossa tinha muito prazer em escutar o seo Hilton, consequentemente os ensinamentos que ele tinha para passar. Ele passava com alegria, com clareza, com transparência e com muita vontade. Ele sempre teve muita vontade de passar o que ele sabia para os outros”, reforçou Nogueira.
Sonair revelou ainda o lavo pecuarista de Hilton Moura. “Ele também era criador, selecionador da raça Caracu. Sempre defendeu a raça com unhas e dentes. E eu até deixaria de destacar uma frase que a família dele escreveu que, sucintamente, é o que representa o seo Hilton. Para nós, é tudo isso e mais um pouco. Por isso é uma grande perda para nós. […] Fico muito grato de ter trabalhado e convivido com uma pessoa como o seo Hilton”, declarou o gerente regional de originação.
“Hilton foi um alicerce moral para toda a família, demonstrando desde sempre o que deve ser feito. E deve ser feito o bem sem olhar a quem. A defesa intransigente do que é correto é o maior legado deste homem que deixa o plano terreno com a impressionante marca de não ser malquisto por ninguém. Uma inspiração para seus filhos e netos, que ostentarão o seu nome com muito orgulho”, escreveu sua família.
“Defesa intransigente do que é correto é o maior legado deste homem”, escreveu a família de Hilton Moura
Pelo vídeo abaixo é possível ver a homenagem completa a Hilton Moura no Giro do Boi desta terça, dia 03: