
Começou no último sábado (1º) a segunda etapa da Campanha de Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025 em Mato Grosso do Sul. A medida é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais e o prazo vai até 1º de dezembro, sem previsão de prorrogação.
O não cumprimento do prazo da Declaração Semestral de Rebanhos pode acarretar sérias consequências para o pecuarista. As sanções incluem multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, com impacto direto na comercialização e transporte dos animais.
O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do MS, Daniel Ingold, destacou o alto engajamento dos produtores, que registraram 97,82% de adesão na primeira etapa. Segundo ele, a declaração é uma ferramenta estratégica para o controle sanitário, prevenção de doenças e fortalecimento do mercado agropecuário sul-mato-grossense.
“Isso demonstra o alto nível de engajamento dos produtores e o compromisso coletivo com a sanidade animal. A Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral é uma ferramenta estratégica para o controle sanitário, prevenção de doenças e fortalecimento do mercado agropecuário sul-mato-grossense, contribuindo para manter o Estado como referência nacional em sanidade animal”, disse em comunicado à imprensa.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Como e o que declarar na Iagro
O procedimento de declaração e atualização cadastral pode ser feito de forma online, rápida e segura, por meio do sistema e-SANIAGRO (clique aqui). Também é possível realizar o processo presencialmente em uma Unidade Local da Iagro.
Durante a atualização cadastral, o produtor deve informar dados de interesse sanitário como: endereço da propriedade, telefones de contato, e-mail direto, coordenadas geográficas e o tipo de local (propriedade rural, assentamento, aldeia, etc.).
Além disso, devem constar o estoque efetivo por espécie, era e sexo, nascimentos e mortes de animais, consumo e evolução de era, e informações sobre a existência de propriedade em outros países. A declaração semestral abrange diversas espécies, incluindo bovinos e bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e aves de subsistência.
Vacinação contra brucelose e bloqueio da GTA
Esta etapa da campanha é também o momento para registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade. O prazo para o registro da vacinação vai até 31 de dezembro, sendo uma oportunidade para manter o rebanho em conformidade com as exigências sanitárias.
A partir do dia 1º de novembro, a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) estará bloqueada para todas as finalidades, exceto para abate, até que o produtor regularize sua situação com a declaração e atualização cadastral. Para dúvidas e orientações, o produtor pode entrar em contato com a Iagro pelo WhatsApp (67) 99271-2738.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.