A telespectadora Vanderleia Zimolong, de Marmeleiro-PR, perguntou se é melhor usar Braford em vacas holandesas ou Nelore. Além disso, em sua mensagem ao Giro do Boi Responde, ela questionou se a opção mais correta é a inseminação ou a monta natural.
A dúvida foi esclarecida no Giro do Boi desta quinta, dia 17, em participação do zootecnista Alexandre Zadra, supervisor comercial da Genex e autor do blog Crossbreeding. Segundo o especialista, Braford sobre vacas da raça Holandês produzirá mais animais adaptados do que suas mães. “Vão ser bons bezerros de corte. Vão ser animais pesados à desmama porque a mãe tem muito leite”, projetou.
Além disso, o zootecnista falou sobre o resultado do Braford com Nelore. “Você fará um animal 69% zebuíno. Ou seja, muito adaptado ao calor tropical. E também forte, muito bom. Serão animais brasinos, em sua grande maioria. Ou araçá ou trouxo, como muitos falam. E da máscara branca. São animais pesados, muito bem adaptados”, acrescentou.
INSEMINAÇÃO OU MONTA NATURAL
Posteriormente, Zadra falou sobre a melhor escolha entre touro e dose de sêmen. “Nós sempre damos preferência à inseminação artificial. Mesmo porque quando a gente escolhe touros para centrais, são touros vindos de programas de melhoramento. Eles são, touros provados em sua maioria. Então a gente tem uma chance maior de fazer uma produção mais homogênea quando a gente utiliza touros por inseminação artificial. Isso porque eles vêm de programas de melhoramento muito consistentes”, opinou o especialista.
ALTERNATIVAS
Em conclusão, Zadra ofereceu ainda outras opções para a criadora paranaense além do Braford. “Eu recomendo que você um europeu sobre as Nelore. Seja Angus, Hereford, Simental, Charolês. E aí você utiliza nas suas holandesas um zebuíno, ok? Das duas formas, você fará animais meio-sangue tropicais e você gerará animais com muita tolerância ao calor”, disse por último.
Por fim, assista abaixo a resposta completa do especialista:
Foto: divulgação / ABHB