O Giro do Boi desta quarta, dia 29, levou ao ar entrevista com o gerente regional de originação da JBS para a região oeste de Mato Grosso do Sul, Nelson Jardim, responsável pela compra de gado das duas unidades de Campo Grande e ainda Anastácio.
Durante o quadro Palavra do Gerente, Nelson comentou os números relativos à qualidade dos abates destas unidades no mês de outubro, comparando com o desempenho de setembro. O Farol da Qualidade apresentou uma pequena evolução de 31,4% de animais abatidos no padrão desejável (farol verde) no mês de setembro para 32,14% no mês passado, outubro.
Os animais com cobertura de gordura ideal (escores 3 e 4) passaram de 52,82% do volume total de abates para 50,89%, leve redução de 1,93%. Já os animais abatidos dentro da faixa de idade ideal (entre 0 e 4 DIPs – dentes incisivos permanentes) passaram de 66,7% para 70,85%, um aumento de 4,15%.
O peso médio dos lotes abatidos também despontou com leve crescimento de setembro para outubro, saindo de 19,61@ para 19,62@ no caso dos machos e de 14,44@ para 14,69@ no caso das fêmeas.
“Vale ressaltar que antigamente as boiadas eram mais eradas e estamos vendo que a era caiu bastante. Em questão de peso, se você tivesse uma vaca de 13 pra 14 arrobas, falava que tinha uma vacada extra. Hoje nós temos na média uma vacada de quase 15 arrobas, então melhorou demais a qualidade do gado aqui no Mato Grosso do Sul e eu acho que, de maneira geral, no Brasil todo”, comemorou Jardim.
Veja a participação completa do gerente regional no vídeo a seguir: