ESPECIALISTA RESPONDE

Creep feeding: é correto usar sabugo com sal para bezerros?

A técnica visa turbinar os animais ainda mamando, oferecendo-lhes um suplemento exclusivo, o que gera um maior peso ao desmame

Foto: Reprodução/Giro do Boi.
Foto: Reprodução/Giro do Boi.

A busca por um bom peso ao desmame exige um protocolo nutricional estratégico para os bezerros, e a utilização do milho com sabugo no sistema de creep feeding é uma alternativa viável, desde que a dieta seja corretamente balanceada.

O pecuarista José Luiz, de Tombos (MG), perguntou sobre a viabilidade dessa prática. O zootecnista Luís Kodel confirma que o uso do milho com sabugo é permitido, mas alerta que ele é majoritariamente uma fonte de energia e precisa de complementação proteica.

O creep feeding é uma forma de turbinar os bezerros ainda mamando, oferecendo-lhes um suplemento exclusivo, o que gera um maior peso ao desmame.

Confira:

Formulação e complementação proteica

O principal ponto de atenção ao usar o sabugo com sal (milho com sabugo) é que o alimento é quase que totalmente energético. Para corrigir a deficiência de proteína e garantir o desenvolvimento adequado do bezerro, o produtor deve complementar a dieta com fontes proteicas.

A sugestão de formulação para a dieta do creep feeding é:

  • Proteína (35%): utilizar farelo de soja (ou outro ingrediente proteico) para balancear a dieta.
  • Energia (60%): o milho com sabugo (rolão de milho) compõe a maior parte da mistura.
  • Minerais (5%): incluir o núcleo mineral para fornecer os elementos essenciais.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Benefícios e manejo do creep feeding

O milho com sabugo é um ótimo alimento para os bezerros devido às suas características nutricionais e de manejo. Além disso, é uma excelente fonte de energia, tem boa palatabilidade e é uma ótima fonte de fibra, crucial para o desenvolvimento saudável do rúmen do animal.

O zootecnista Luís Kodel reforça que o produtor deve se atentar às dimensões do cocho do creep feeding para garantir que apenas os bezerros tenham acesso e possam consumir a mistura corretamente. A correta suplementação é a chave para a bezerrada alcançar um bom desempenho e peso ao desmame.

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda. Basta acessar este link https://novidades.canalrural.com.br/giro-do-boi, preencher com seus dados e enviar sua dúvida.