Em episódio da série Embrapa em Ação, o pesquisador da Embrapa Cerrados Eduardo Eifert falou sobre vantagens do uso de creep feeding para bezerros. A técnica é um dos diferencias do teste de desempenho de touros jovens da unidade.
Conforme apontou Eifert, dentro da prova, o uso do creep feeding para bezerros candidatos a touros tem uma estratégia estabelecida. “Hoje eles estão ganhando, aqui nesse manejo, entre 900 gramas a um quilo por dia. Se fosse só a pasto, ganharia entre 500 a 600 gramas”, comparou.
Em seguida, o pesquisador contou que o objetivo é selecionar uma genética para produzir animais de corte com até 24 meses com 540 kg. “Com o uso do creep feeding para bezerros a partir dos 120 dias de idade, esses animais chegam aqui com 20 a até 30 quilos mais pesados do que aqueles animais que não receberam”, revelou.
ALÉM DO GANHO DE PESO
Além disso, o pesquisador falou sobre os benefícios além da aceleração da engorda. “Esse bezerro que chega aqui já conhece o cocho, porque ele está suplementando lá na fazenda de origem. Ele também exerce menos pressão na mãe para ingerir leite, então desgasta menos a vaca, principalmente se é uma novilha, porque ela ainda está em crescimento. […] Esse animal também já está com o rúmen mais desenvolvido, porque ele consome ração e começa a ter não só o desenvolvimento em termos de bactéria, mas ter o desenvolvimento da capacidade digestiva do rúmen para logo depois ser desmamado”, resumiu o pesquisador.
Acesso conteúdo original
+ Vantagens do creep feeding vão além de 30 kg a mais na desmama; saiba quais são
Por fim, assista a entrevista completa que compara o uso do creep feeding para bezerros com o sistema tradicional. Na entrevista, Eifert falou ainda sobre como cada fazenda pode desenhar o seu sistema ideal.
Foto: Reprodução / Premix