O coração de boi é muito apreciado na culinária de diversas regiões do País. Além de ser barato, é um prato rico em proteínas, ferro, zinco, selênio e vitaminas B2, B6 e B12.
Os elementos nutricionais encontrados no coração de boi podem contribuir para o bom funcionamento de todo nosso sistema cardiovascular.
As vitaminas e minerais ajudam ainda nas funções cognitivas, reparam os níveis de energia e contribuem para a imunidade natural do organismo.
O coração de boi pode ser preparado de inúmeras maneiras, com vários acompanhamentos e temperos diversos.
Coração de boi na brasa
Pode ser preparada de forma simples, no churrasco, apenas com sal grosso. Basta cortar a peça, salgá-la a gosto e levar ao fogo bem quente.
Corte em rodelas, com a espessura de um dedo, leve a churrasqueira por algo entre cinco e dez minutos de cada lado, de acordo com a preferência de cada churrasqueiro, e o coração de boi estará pronto para ser servido.
Coração de boi na frigideira
O coração de boi pode ser feito na frigideira, acebolado, bem temperado e servido como petisco. É recomendado tirar bem a gordura, cortá-lo em tiras e bater com um martelo para amaciar a carne.
Coloque-o em um recipiente para temperá-lo, adicione sal a gosto e temperos sortidos como alho, pimentas, molho inglês e limão. Deixe descansar por cerca de dez a quinze minutos, tempo necessário para a carne incorporar o tempero.
Depois disso, frite as tiras de coração de boi na frigideira bem quente com azeite. Quando a carne estiver pronta, acrescente as rodelas de cebola e mexa bem. Deixe fritar por mais alguns minutos, desligue o fogo e sirva a vontade.