Nesta sexta, dia 07, o Giro do Boi voltou a falar do trabalho dos Escritórios Verdes, unidades anexas às unidades Friboi em todo o Brasil que funcionam como “despachantes” dos pecuaristas ao apontar o caminho da solução para pendências socioambientais nos cadastros de propriedades rurais. Desta vez, o destaque foi para a atuação do Escritório Verde em Barra do Garças, no lado mato-grossense do Vale do Araguaia.
De lá, o zootecnista e analista de sustentabilidade do Friboi Diego Pinho de Oliveira lembrou a importância de o pecuarista preencher o CAR – Cadastro Ambiental Rural de sua propriedade, que é o ponto de partida da análise socioambiental.
Segundo informou o analista, o Escritório Verde em Barra do Garças atende ainda a unidade Friboi em Água Boa-MT, contemplando municípios como Araguaiana, Torixoréu, Cocalinho e Ribeirão Cascalheira. Desde que entrou em funcionamento, a unidade ajudou a desbloquear 146 fazendas por meio de consultoria gratuita, com o produtor arcando somente com eventuais custos de execução de projetos de correção das pendências socioambientais.
Além dos pecuaristas que fornecem gado diretamente para a indústria, Oliveira lembrou ainda que fornecedores de gado magro para invernistas também podem acessar os serviços. A função atende demanda do mercado internacional e nacional de consumidores cujo interesse em saber a procedência dos animais seguem em crescimento.
Aos interessados, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected]. Além disso, os produtores podem verificar onde estão localizados todos os Escritórios Verdes pelo Brasil no link abaixo:
+ Confira aqui os endereços dos Escritórios Verdes em todo o País
Confira a entrevista completa do zootecnista e analista de sustentabilidade do Friboi Diego Pinho de Oliveira no vídeo que segue:
Foto ilustrativa: Reprodução / Prefeitura Municipal de Campo Verde-MT