SEU DINHEIRO É CAPIM!

Conheça os três tipos de crescimento dos capins para sua fazenda

Confira o 4º episódio da série do Giro do Boi “Seu Dinheiro é Capim” apresentado pela a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello, professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais

Os capins possuem basicamente três tipos de crescimento entre as variedades mais utilizadas por pecuaristas no País. Assista ao vídeo abaixo e saiba quais são eles.

Os tipos de crescimentos foi o tema do 4º episódio da série “Seu Dinheiro é Capim” no Giro do Boi desta sexta-feira, 3.

Quem apresentou cada um foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello.

Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.

O tema é tratado no 3º capítulo do livro “Seu Dinheiro É Capim”, intitulado “Conhecendo a sua moeda”.

A três formas de crescimento dos capins

Pasto com capim zuri. Foto: Divulgação/Embrapa
Pasto com capim zuri. Foto: Divulgação/Embrapa

“O capítulo ‘Conhecendo a sua moeda’ traz para o pecuarista a possibilidade de compreender as diferentes disponibilidades de capim e as diferentes formas de crescimento”, diz Martuscello.

Os três tipos de crescimento são estolonífero, cespitoso e decumbente.

  • Estolonífero: é o da planta que se desenvolve paralelamente ao solo. Entre os exemplos estão os capins como Estrela e Tifton.
  • Cespitoso: é o de plantas que se desenvolvem perpendicular ao solo. Entre os exemplos estão o Mombaça, Zuri e Tamani.

“São plantas que, de uma forma geral, deixam espaço no solo e não são recomendadas para áreas de declive muito acentuado”, diz a especialista.

  • Decumbente: é o tipo de crescimento que começa paralelo ao solo e depois sobe. Esta é a característica da Brachiaria decumbens.

“Assim como as de crescimento estolonífero, as de crescimento decumbente também fazem uma boa cobertura do solo”, diz Martuscello.

Especial “Seu Dinheiro é Capim”

O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos, doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão um total de 12 episódios da série “Seu dinheiro é capim” e vão ao ar todas as sextas-feiras.

Acompanhe o Giro do Boi e confira os demais episódios. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.

VEJA TAMBÉM: