FERTILIZANTE URBANO

Conheça o biolodo. O esgoto da cidade vira adubo para o pasto no campo

Conheça os detalhes deste fertilizante sustentável na entrevista da engenheira química e diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie da Cunha Campbell

Já ouviu falar em biolodo? Se não, dê uma olhada no que ele pode fazer. Ele saiu do esgoto da cidade e está adubando pastos no campo, e dando resultados muito positivos na produção de bovinos. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Imagine um adubo revolucionário capaz de transformar pastagens comuns em verdadeiros oásis de produção leiteira. Este é o biolodo.

Pois bem, os pequenos produtores da região do Assentamento 21 de Abril, em Cuiabá, estão descobrindo os segredos desse insumo e estão colhendo os frutos dessa inovação.

Quem deu detalhes sobre o biolodo foi a engenheira química e diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie da Cunha Campbell.

A especialista foi a grande entrevistada do programa Giro do Boi nesta quarta-feira, 2, que também contou com o depoimento do técnico Fernando Caxeiro, zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (MT).

“Biolodo – transformando lodo em adubo” 

Avaliação de técnicos agropecuários sobre os resultados do biolodo no capiaçu. Foto: Divulgação/Águas Cuiabá
Avaliação de técnicos agropecuários sobre os resultados do biolodo no capiaçu. Foto: Divulgação/Águas Cuiabá

O projeto “Biolodo – transformando lodo em adubo” é uma verdadeira parceria pelo bem do meio ambiente e da produção agropecuária.

A iniciativa é uma parceria entre a empresa de saneamento e esgoto Águas Cuiabá,  a Prefeitura Municipal e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) também abraçaram essa causa.

Do esgoto para o adubo

Tratamento do biolodo na unidade de tratamento de esgoto da Águas Cuiabá. Foto: Reprodução
Tratamento do biolodo na unidade de tratamento de esgoto da Águas Cuiabá. Foto: Reprodução

A Águas Cuiabá trata todo o esgoto que chega até ela, e o que antes ia parar num aterro sanitário, hoje serve como insumo seguro e devidamente tratado para o uso agrícola.

Um dia de campo, realizado no início deste ano, apresentou os incríveis resultados da aplicação do biossólido de lodo nas pastagens. E os números são impressionantes: tanto a produção de capim e a produção leiteira aumentaram em até 150%.

Biolodo: qual o segredo do adubo?

O segredo do sucesso está na composição especial desse adubo. O biolodo funciona como um condicionador de solo, repleto de nutrientes essenciais, como o nitrogênio, e matéria orgânica, que impulsiona o crescimento das plantas.

Além disso, o calcário presente no insumo corrige a acidez do solo, contribuindo para uma produção maior e mais saudável.

Os resultados já são visíveis e comprovados pelos produtores locais. Um deles relata que a produção leiteira mais que dobrou, passando de 8 litros para incríveis 20 litros por vaca por dia. Uma transformação impressionante.

Distribuição gratuita a pequenos produtores da região metropolitana de Cuiabá

Dia de campo de apresentação dos resultados do biolodo na região do Assentamento 21 de Abril, na zona rural de Cuiabá. Foto: Divulgação/Águas Cuiabá
Dia de campo de apresentação dos resultados do biolodo na região do Assentamento 21 de Abril, na zona rural de Cuiabá. Foto: Divulgação/Águas Cuiabá

O Biolodo é distribuído gratuitamente e é produzido a partir do lodo do esgoto tratado nas estações da Águas Cuiabá.

Todo o processo é cuidadosamente controlado para garantir a segurança do produto para o meio ambiente e as pessoas.

Esse projeto não apenas aumenta a produtividade nas propriedades rurais, mas também é uma prova do compromisso com a sustentabilidade.

Desde 2017, a concessionária de água e esgoto investe na modernização e ampliação do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte do lodo em aterros sanitários não sustentáveis.

Agora, o biolodo reintegra esse valioso recurso ao ciclo ambiental, beneficiando os produtores e a natureza.

Números do projeto com o biolodo

Até o momento, já foram produzidas 50 toneladas de Biolodo desde outubro de 2022, beneficiando 4 produtores rurais.

Mas as perspectivas são animadoras! A meta é atender mais 10 produtores rurais até fevereiro de 2024, totalizando 150 toneladas de Biolodo, mudando para a realidade da produção pecuária e agrícola da região.

Clique aqui e saiba outras informações sobre o projeto ou entre em contato com a Secretaria da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município pelo telefone (65) 3645-7250.