Há três doenças que devem estar no topo das prioridades quando o assunto for a sanidade dos bezerros de corte, do nascimento à desmama. Se devidamente tratadas, vão evitar inúmeras mortes dos animais. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Quem destacou essas enfermidades foi o médico veterinário Roulber Carvalho, gerente técnico e de marketing da Boehringer Ingelheim.
Ele foi ao estúdio do Giro do Boi nesta quinta-feira, 6, e destacou a importância da sanidade nos primeiros dias de nascimento dos animais.
“Entre as três doenças que merecem maior atenção estão as diarreias, como o curso negro, a pneumonia, assim como as doenças respiratórias, e a junta inchada, ocasionada pela má cura do umbigo”, diz Carvalho.
Junta inchada no bezerro
A doença chamada de poliartrite infecciosa dos bezerros é mais comumente chamada de junta inchada dos bezerros.
A entrevista com o especialista faz parte do Especial Cada Bezerro Importa que, nesta semana, está debatendo soluções para diminuir a dura estatística de mortalidade de bovinos no País.
Diarreias em bovinos
A diarreia é uma das principais causas de perdas de bezerros na pecuária bovina brasileira e pode acometer os bovinos de corte e leite.
O mal pode surgir já nas primeiras semanas de vida, momento de maior vulnerabilidade, devido a fragilidade do sistema imunológico.
Uma das diarreias mais periogosas é a coccidiose ou eimeriose (curso negro). É causada por infecção pelo protozoário Eimeria spp. Em bovinos, casos frequentes ocorrem em animais de um a seis meses de idade.
Doenças Respiratórias em Bovinos (DRB)
As chamadas Doenças Respiratórias em Bovinos (DRB) são um complexo de infecções que podem ser causadas por vírus ou bactérias.
Entre elas, o destaque vai para a pneumonia que pode afligir especialmente o bovino nos primeiros dias de vida.
Já em um confinamento, de cada três bovinos, um deve morrer por conta desse mal.
Assista ao vídeo acima, na íntegra, e confira os detalhes para o melhor acompanhamento da sanidade dos bezerros, que devem ser reforçadas com a mamada do colostro e o efetivo tratamento da cura do umbigo.