Produzir 50 arrobas por hectare ao ano é possível? Para o pecuarista Ricardo Schuch, de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a resposta é sim. Na Fazenda Lucy, a terminação intensiva permite o número expressivo em relação à produtividade média nacional, que não passa do desfrute de quatro arrobas por hectare ao ano.
Schuch contou sua história ao apresentador Mauro Sérgio Ortega em entrevista exclusiva ao Giro do Boi, em que apontou diferenciais de sua propriedade, como sistema rotacionado, suplementação e protocolo sanitário, que resultam no abate de animais superprecoces, de até zero DIPs (dentes incisivos permanentes). Além de lucrativa, a fazenda consequentemente leva ao mercado a carne mais desejada pelos consumidores.
Mas nem tudo são flores. Em meio à conversa, Schuch relatou os desafios enfrentados no Sul do país, entre eles a incidência animais da fasciolose hepática, conhecida também como “baratinha do fígado”. O pecuarista disse que já detectou a enfermidade em 40% do seu rebanho recentemente e, por conta disso, se tornou mais rigoroso em análises e planejamentos, investindo de forma mais consistente na sanidade do rebanho.
Veja no vídeo abaixo mais detalhes desta fantástica produção que chamou a atenção dos pecuaristas do Brasil: como produzir 50 arrobas por hectare ao ano?