Confira três dicas sobre como formular dieta com cevada para gado de corte

Zootecnista consultor em nutrição falou sobre o equilíbrio da dieta com cevada para gado de corte com a quantidade certa de sal mineral e de volumoso

Em participação no Giro do Boi Responde desta quarta, dia 02, o zootecnista Tiago Felipini, consultor em nutrição, tirou dúvida de um telespectador sobre cevada para gado de corte.

Conforme disse Geraldo Almeida Sobrinho, de Salesópolis-SP, ele está servindo cevada para gado de corte com uma pitada de sal mineral no capim em cocho. Agora, ele quer saber se está fazendo certo ou se tem alguma correção a fazer.

Nesse sentido, o zootecnista ofereceu três dicas para calibrar a inclusão na dieta da cevada para gado de corte.

SAL MINERAL

“Em primeiro lugar, o sal mineral. Trabalhe com 100 a 200 gramas. Ou melhor ainda: se você tiver o rótulo do produto, trabalhe com a dose que o fabricante recomenda. Por exemplo, se ele recomendar 150 gramas por boi ao dia, você coloque 150. E observe se está limitando o consumo ou se os animais estão comendo tudo. Se estão comendo tudo, está ok”, orientou.

CAPIM IN NATURA

Logo depois, o especialista indicou a quantidade de capim que deve acompanhar a dieta com cevada para gado de corte. “Coloque pelo menos 10 kg por boi ao dia. Se você puder, coloque 15 kg para eles poderem comer à vontade. É interessante sobrar na manhã no dia seguinte de 2% a 5% do que você serviu. Em outras palavras, na hora que você for tratar, tem que ter um pouquinho de capim lá. O cocho não pode estar limpo. Ou seja, se o cocho estiver limpo, é porque faltou alimento. Os animais estão indo comer de madrugada, por exemplo, de noite, e está faltando comida. Então é importante sobrar um pouquinho”, acrescentou.

CEVADA ÚMIDA

Por último, Felipini chamou atenção para o uso da cevada úmida. “Esse alimento é muito bom. Nós já usamos muito ele no sul da Bahia para vacas de leite (cevada úmida para vacas de leite). Além disso, também usamos no sudoeste da Bahia, engordando boi em confinamento juntamente com milho. Milho e silagem de capim. É um alimento muito bom que dá um resultado muito bom. A digestibilidade é alta”, aprovou Felipini.

“Portanto, procure usar uma dose de 10 kg por boi ao dia. Se eles não estiverem comendo tudo, você pode baixar. Mas trabalhe começando com 5 kg e vá aumentando até chegar aos 10 kg da cevada úmida. Vai te ajudar muito”, concluiu o consultor.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre adubação. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por último, assista a resposta completa do zootecnista sobre cevada para gado de corte:

Foto ilustrativa: Luiz Eichelberger / Reprodução Embrapa