Confira três condições que facilitam a indução de cio em novilhas

Criador paraense está preocupado com a precocidade sexual de suas fêmeas criadas em pasto de Mombaça e quer saber técnicas para a indução de cio em novilhas

O zootecnista Rafael Cassiolato tirou dúvida de um telespectador paraense sobre indução de cio em novilhas. Segundo revelou Antônio Soares, criador em São Félix do Xingu, sua preocupação é que suas fêmeas peguem cria com 2,5 anos caso a pastagem de Mombaça esteja em más condições. Assim, seu sistema produtivo perderia a chance de dar lucro.

De acordo com Cassiolato, consultor técnico da GlobalGen, é sempre interessante fazer a suplementação nutricional usando qualquer gramínea. “A maioria das gramíneas, no ponto ótimo de corte, tem valor nutricional muito parecido. E isso oscila ao longo do ano. Então é sempre interessante a gente fazer uma suplementação de acordo com a necessidade dos animais para que eles aumentem de peso”, destacou.

Em seguida, o especialista listou três condições para melhorar a indução de cio em novilhas: genética, nutrição e sanidade.

TRABALHANDO OS FATORES

Conforme disse o zootecnista, as novilhas Nelore iniciam a vida reprodutiva entre 18 a 24 meses. “Contudo, já existem novilhas Nelore super precoces, que são inseminadas de 11 a 14 meses. Dependendo da região, genética e nutrição, mais uma vez, isso também pode atrasar para os 36 meses. O que, com certeza, vai diminuir a rentabilidade desse produtor”, advertiu.

“Então o ideal seria utilização de um bom suplemento, um pasto de qualidade, utilização de touros melhoradores para que a gente possa melhorar a genética desses animais. E que a novilha possa entrar mais cedo na estação de monta, e ainda ficar gestante mais cedo”, pontuou.

Além disso, o consultor falou sobre manejo após a indução de cio em novilhas para que estas fêmeas tenham boas chances enquanto primíparas. “E um detalhe: devemos pensar muito bem quando colocar a novilha em reprodução. Porque a categoria mais difícil para reconceber é a primípara, ou seja, a novilha quando pare. A primípara tem que parir quando existe uma boa oferta de pastagem para que ela possa reconceber. E a melhor genética da fazenda é justamente a genética mais jovem”, salientou.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Acesse o conteúdo original:

+ Três fatores para fazer a novilha pegar cria antes dos dois anos

Por fim, assista a resposta completa pelo vídeo abaixo: