Confira quais foram os principais avanços na área de controle sanitário e bem-estar animal em 2022. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
O Giro do Boi desta segunda-feira, 19, entrevistou o médico veterinário Rodrigo Faveri, gerente de marketing de negócios de ruminantes da MSD.
Ele ajudou a fazer um balanço de como foi o ano de 2022, que, certamente vai ficar marcado na história da pecuária brasileira como o ano de grandes acontecimentos no segmento de sanidade bovina e de bem-estar animal.
Lançamento de molécula revolucionária
Um dos momentos mais importantes foi o lançamento da nova molécula de combate total ao carrapato, inclusive as espécies mais resistentes.
“É uma tecnologia que ainda ajuda a controlar as moscas-dos-chifres”, diz Faveri.
Chamado comercialmente de Exzolt 5%, o produto é baseado na molécula fluralaner e foi lançado primeiramente no Brasil.
O medicamento também deve estar a disposição de pecuaristas da Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Certificação em bem-estar único
A companhia desenvolveu o protocolo de Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar. A nova certificação de fazendas reúne 150 critérios para avaliar o cumprimento de requisitos de bem-estar animal no País.
Ela é auditada pela empresa QIMA/WQS, com sede em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
A MSD trabalha junto aos produtores, numa primeira fase para preparar as fazendas para se adequarem às normas.
Treinamento de vaqueiros na fazenda
A empresa também trabalha constantemente para formação e capacitação de trabalhadores no campo, como os vaqueiros das fazendas.
“Já são cerca de 7 mil vaqueiros que passaram por treinamento e cerca de 7 milhões de bovinos já passaram a ser bem manejados no País”, diz Faveri.
Através desses treinamentos, a companhia tem disseminado a técnica chamada de aclimatação bovina, a de manejo ideal para se fazer a transferência de bovinos do pasto para o confinamento, ou mesmo de pasto para outra área de capim.