Ao menos nos últimos dois invernos o pecuarista da Região Sul tem enfrentado um problema de condição de pasto. Isto porque houve redução do volume de chuvas pré-inverno, o que fez com que as forrageiras entrassem na entressafra já com condições abaixo do normal. Por isso o planejamento forrageiro tem sido cada vez mais essencial, incluindo o controle de plantas daninhas, que contribui para o pasto expressar todo o seu potencial produtivo.
+ Planejamento forrageiro: o que é e como fazer?
Foi o que destacou no Giro do Boi desta terça, dia 05, foi o engenheiro agrônomo Giovane André Lauxen, da Pastagro Consultoria Agrícola, representante comercial da linha de pastagem da Corteva Agriscience. “Isso vai levar o pecuarista a ter que elaborar um planejamento muito bom para entrar agora no inverno, com suplementação, com as próprias pastagens de inverno, a redução da lotação das pastagens para que ele consiga passar por esse período com menor nível de dano possível”, disse.
+ Pasto degradado vai virar “QR Code” em novo app da Embrapa
O agrônomo detalhou a importância do combate às plantas daninhas neste cenário em que as pastagens já estão debilitadas por conta da falta de chuvas. “E quanto à lotação, eu costumo dizer o seguinte: pegue sua mesa de casa e coloque dez pratos para dez pessoas. Só que em 30% a 40% desta mesa, você coloca caco de vidro. Você não vai conseguir colocar as dez pessoas nesta mesa. 30% são três pessoas que você vai ter que deixar fora. Estas três pessoas vão passar por dificuldade, vão emagrecer e tudo mais. E as plantas daninhas têm um efeito muito parecido no pasto”, simplificou Giovane.
O agrônomo mostrou em sua participação o calendário ideal de aplicação de herbicidas na Região Sul do Brasil:
+ Por que a época das águas é a ideal para controlar as plantas daninhas?
Para a participação no Giro do Boi, Lauxen mostrou ainda uma apresentação com sugestões de ações para o pecuarista colocar em seu planejamento forrageiro e evitar entrar na entressafra com condições que levem ao infame “efeito sanfona. Faça o download no link abaixo:
Veja abaixo a entrevista com engenheiro agrônomo Giovane André Lauxen na íntegra: