Confira dicas para controlar infestação de lírio do brejo em pastagem

Especialista falou sobre defensivos eficazes para controlar lírio do brejo e revelou algumas práticas que podem melhorar o resultado da limpeza de pasto

O telespectador Carlos Freitas, produtor em Jequeri-MG, pediu dicas para controlar infestação de lírio do brejo. De acordo com o especialista que o Giro do Boi consultou, o agrônomo Wagner Pires, a planta daninha é conhecida ainda como mariazinha ou cardoma. Em seguida, o consultor do Circuito da Pecuária detalhou o passo a passo para o pecuarista controlar a invasora.

Em primeiro lugar, Pires disse que não há produtos que inserem o lírio do brejo em sua bula. “Os principais produtos em comercialização que a gente usa atualmente não têm registro para esta invasora na bula. Porém, a prática sugere que a gente faça uma recomendação com a qual a gente já conseguiu bons resultados”, acrescentou.

Segundo Pires, em suas experiências práticas, ele já observou bons resultados com três produtos, todos da linha Ultra-S, da Corteva Agriscience. “Seriam o Tordon, o Jaguar e o Palace. Esses três produtos, como eu acabei de dizer, não têm registro para lírios do brejo. Porque não dá para colocar todas as invasoras que existem no Brasil na bula do produto”, analisou.

“No entanto, a gente já conseguiu controle com essa invasora aí que você está tendo problema e com um bom resultado”, confirmou.

APLICAÇÃO DO DEFENSIVO

Depois disso, o agrônomo chamou atenção para algumas práticas para o sucesso do controle do lírio do brejo. De antemão, o pecuarista deve tomar cuidado se for aplicar o herbicida ao mesmo tempo em que estiver pensando em plantar lavoura naquela área logo depois. “Lembrando o seguinte: que esses três produtos vão dar um residual na sua área por dois anos. Se você resolver plantar uma lavoura de folha larga antes de dois anos, como, por exemplo, uma soja, você vai ter problema. Se é só pasto, esqueça isso”, lembrou.

Além disso, Pires fez recomendações sobre a concentração do herbicida e as características da água em que vai ocorrer a diluição. “Você pode usar essa linha na faixa de 1,5 litro a dois litros por hectare. E não se esqueça de usar um redutor de pH. Isso é muito importante porque, às vezes, você tem uma água alcalina e essa água vai bloquear o efeito do herbicida. Então seria conveniente medir o pH. Caso necessário, coloque um redutor de pH”, reforçou.

Por último, o consultor sugeriu também o uso de um produto fixador de herbicida. “Você também pode usar um produto que se chama Joint. O que é esse produto? Ele ajuda a fixar mais o herbicida na folha da sua invasora. Use 0,5 litro por hectare”, detalhou.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre limpeza de pasto. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista o vídeo completo com as dicas de controle de lírio do brejo em pastagem:

Foto: Reprodução / ICMBio