O Confinar chegou a sua 10ª edição neste ano de 2023. Realizado em Campo Grande (MS), o evento reuniu mais de 2 mil pessoas em buscas de técnicas mais eficientes de engorda do gado. Assista ao vídeo abaixo e confira.
O Confinar 2023 promoveu muitas horas de debates nos dias 9 e 10 deste mês de maio. A reportagem do Giro do Boi esteve no evento.
Nesta terça-feira, 23, foram apresentados os grandes destaques do que foi discutido nesses dois dias.
“O evento sempre foi pautado pela necessidade de trazer uma informação de qualidade para o produtor rural”, diz o médico veterinário Rodrigo Otávio Spengler, realizador do Confinar 2023.
Entre o público de dois mil participantes, estavam expositores, produtores rurais e profissionais da pecuária bovina de corte de vários Estados brasileiros.
Também teve participantes de países vizinhos como Paraguai e Bolívia.
Desafio da intensificação antes do confinamento
Na pauta estavam as discussões sobre o desafio da intensificação da produção muito antes da engorda em confinamento.
Esse planejamento começa por um bom manejo de pasto onde o pecuarista consegue produzir uma arroba mais barata.
Quem explorou esse assunto foi a zootecnista e doutora em forragicultura, Janaína Martuscello.
Ela explicou que antes de sair investindo na produtividade do pasto, o produtor precisa traçar um planejamento para, aos poucos, aumentar a produtividade de seu pasto, sem comprometer a viabilidade econômica da fazenda.
Confira no vídeo acima o destaque dos demais temas que passaram nos dois dias durante o Confinar 2023. Acompanhe o Giro do Boi para demais reportagens feitas no evento.