Concurso de causos busca resgatar parte importante de cultura brasileira

Inscrições para a competição de causo estão abertas até fevereiro de 2022; vídeos mais votados ganharão, respectivamente, uma moto 0 km, um notebook e um smartphone

Os contadores de causos do Brasil ganharam um incentivo para continuar praticando esta importante atividade da cultura popular. O Sistema CNA/Senar, por meio de sua plataforma Prosa de Porteira, lançou um concurso que vai eleger o melhor causo e premiar os três primeiros colocados em votação popular pela internet.

Nesta sexta, dia 19, a chefe da assessoria de comunicação do Sistema CNA/Senar, Cecília Kobayashi, falou sobre a competição.

Primordialmente, a profissional lembrou que o causo faz parte da cultura popular. “Faz parte da nossa oralidade, é muito característico do campo. No final do dia, nas rodas, tem a contação de causos. E atualmente, com o advento da tecnologia, a gente pode expandir essa experiência para o mundo todo”, comentou.

“Então o objetivo do Prosa de Porteira é a valorização dessa cultura, o resgate dessa cultura tão brasileira, tão divertida, tão lúdica”, analisou Kobayashi.

PROSA DE PORTEIRA

Segundo explicou a chefe de comunicação, o concurso de causo é uma iniciativa que parte da plataforma Prosa de Porteira. “É um espaço destinado à valorização da contação de causo. Dentro do projeto Prosa de Porteira, foi criado o concurso para que as pessoas não apenas conhecessem o projeto em si, mas que participassem ativamente dele. Então o Prosa de Porteira é um projeto maior, que visa resgatar essa cultura de linguagem oral. E dentro dele a gente lançou o concurso agora. Mas é um espaço para todos”, lembrou Kobayashi.

Por exemplo, para ilustrar a participação das pessoas na plataforma, a comunicação do Sistema CNA/Senar compartilhou dois causos que não estão participando do concurso. O primeiro deles, “O cachorro e a onça”, foi enviado por Márcio Matos, de Goiás. Quem interpretou o segundo, chamado “O mentiroso” foi ninguém menos que o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues (assista os vídeos no player abaixo).

Conforme lembrou Kobayashi, o ex-ministro é conselheiro do Prosa de Porteira. “Ele é um contador de causo, ele tem livros sobre o assunto, com alguns causos, e ele é um conselheiro do projeto”, informou.

COMO PARTICIPAR

Por último, Kobayashi explicou como os interessados podem participar do concurso. Os três causos mais votados pela internet ganharão, respectivamente, uma moto 0 km, um notebook e um smartphone.

“Sobre o envio, tem o regulamento no site. […] Em linhas gerais, o vídeo precisa ter até dois minutos de duração, não pode conter palavras de baixo calão, não pode conter nenhum teor agressivo. Ele precisa ter um contador de causo, ou seja, outras pessoas podem participar, mas é preciso deixar claro quem é esse contador, porque uma das características da contação de causo é ter o contador. E não podem participar menores de 18 anos”, afirmou.

Em seguida, a inscrição no concurso de causo é gratuita e pode ser feita pelo site da plataforma Prosa de Porteira.

Por fim, assista a entrevista completa com Cecília Kobayashi, chefe da assessoria de comunicação do Sistema CNA/Senar: