Comprei bezerras Gir com Nelore. Devo tratar como gado de leite ou corte?

Produtor deseja ordenhar as fêmeas Gir com Nelore futuramente, mas quer confirmar se elas podem ter alguma aptidão para a produção leiteira

A dúvida do Giro do Boi Responde desta sexta, 14, veio de Marcelândia, em Mato Grosso. Conforme contou o criador Saule Guarnieri, ele comprou uma desmama de bezerras Gir com Nelore. “O que esperar desses animais: vacas de leite ou apenas corte?”, indagou.

Em seguida, a resposta veio do especialista Guilherme Marquez, zootecnista e gerente nacional de produto leite da Alta Genetics.

De acordo com Marquez, embora haja a aptidão leiteira para o Gir, nem todo indivíduo da raça é destaque na produção de leite. “Originalmente, o Gir veio como uma raça de corte. Então nós precisamos saber qual é a procedência desse Gir. Se ele vem de uma aptidão leiteira, ou seja, de uma família leiteira, para saber se você está colocando nesse cruzamento com Nelore, que é exclusivo para produção de carne”, sustentou.

“Porém, mesmo que ele tenha uma família que dê muito leite, você já está dividindo, quebrando no meio essa família com uma raça de corte”, ponderou Marquez.

ALINHANDO A EXPECTATIVA

Portanto, Marquez recomendou que o produtor trate as bezerras Gir com Nelore como gado de corte. “Eu esperaria animais de corte e trabalharia com resultado para corte. Uma coisa que eu aprendi na minha vida é que a expectativa e o resultado têm que ter o mesmo tamanho. A gente não pode ter muita expectativa e depois ter um resultado muito ruim. É melhor a gente ter uma expectativa mediana e ter um resultado muito bom, porque aí as coisas funcionam”, justificou.

Por outro lado, Marquez lembrou que se o produtor insistir em tratar as bezerras Gir com Nelore como gado de leite, a frustração pode ser grande. “Você vai gastar muito tempo, vai fazer recria desse animal, vai esperar parir e, às vezes, esse animal não vai produzir leite nem pra criar o bezerro. Então eu esperaria, com muita consciência, um resultado para gado de corte e trabalharia nesse formato”, concluiu.

ENVIE A SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode ser sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite atendida. Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa no vídeo abaixo: