Na série Embrapa em Ação, o pesquisador Roberto Guimarães, da Embrapa Cerrados, apresentou alternativas aos pecuaristas que querem fazer reforma de pasto, não querem trabalhar com maquinário para ILP.
A princípio, Guimarães aconselhou que não quer colher nem mexer com maquinário. “Então a gente aconselha fazer o consórcio com milheto ou com sorgo para pastejo. Existem várias alternativas hoje para amortizar o custo de formação da pastagem”.
Além disso, reformar pasto com ILP sem maquinário tem outra alternativa. “Nós temos visto na nossa vivência a integração de agricultores com pecuarista e vice-versa. É possível você fazer essa integração na prática porque o custo de aquisição do animal é alto. Então o agricultor muitas vezes faz parcerias com pecuaristas. […] Por outro lado, o pecuarista também faz parcerias com agricultores que já têm o know-how para renovar áreas de pastagens com ILP”, acrescentou.
Contudo, o pesquisador sustentou a importância de buscar auxílio técnico para a ILP. “O aconselhamento técnico é muito importante para que a tecnologia não seja queimada. […] A gente aconselha que ele tenha um acompanhamento técnico próximo e que ele comece a fazer isso em pequenas áreas da fazenda para ele ir aprendendo com o tempo. […] Vá aprendendo aos poucos”, reforçou.
Acesso o conteúdo original:
+ Posso fazer integração em fazenda de pecuária mesmo sem maquinário?
Por último, assista a reportagem da série Embrapa em Ação no vídeo abaixo: