Começar na atividade pecuária no Brasil, pode ser um desafio, mesmo considerando que as nossas origens vêm do campo. Não seria possível alcançar o sucesso agindo apenas por instintos e apostas. E para quem pretende mudar a realidade de sua fazenda, o Papo de Curral desta sexta-feira, 15, trouxe uma importante reflexão sobre os principais passos a serem tomados na hora de iniciar a atividade.
Quem traz as informações é o professor da Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga, José Bento Ferraz, afirmando que o conhecimento disponível na universidade não tem serventia caso não seja entregue ao produtor. “Ninguém administra o que não controla. A primeira coisa é saber o que tem em casa e saber o que tem em casa significa controle de tudo”. O professor explica, ainda, que é necessário conhecer sua produção e identificar as potencialidade e deficiências.
Saber o nível e a capacidade atual da propriedade, também é uma atitude de extrema importância para os iniciantes na atividade. Um exemplo citado por Ferraz, é a intenção de produtores recém atuantes na área que decidem investir em genômica. Porém, ele alerta que este tipo de investimento deve ser usado apenas para quem tem estrutura adequada e equipe especializada, principalmente para executar os protocolos necessários, uma atividade mais complexa. Outra orientação pontual é procurar ajuda quando necessário. “O Brasil tem técnicos muito bons, o que falta é vontade de aprender e trabalhar certo, e garanto que não trabalhar certo sai muito mais caro do que trabalhar com técnica. A técnica vai baratear seus custo de produção”.
Entre as principais dúvidas para iniciar a atividade está a questão relacionada a entrega do produto final. O professor fala também sobre a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, descobrir o que ele consome e quais os custos de produção para alcançar o objetivo. A logística, bonificações e onde oferecer o animal terminado, também devem ser estudados antes da escolha da estratégia de produção.
Em resumo, Ferraz deixa as seguintes questões:
- Quem sou eu?
- Qual meu produto?
- Dou conta de produzir?
- O produto terá longevidade no mercado?
Confira na íntegra as dicas para iniciar na atividade pecuária dadas por José Bento Ferraz.