O esterco bovino além de ser reaproveitado como adubo nas lavouras, gera lucro e diminui gastos para os produtores. Aprenda como curtir esterco de gado e a importância do processo.
Não existe dificuldade nenhuma em preparar o esterco para adubação nas próprias fazendas de pecuária.
Processo de curtimento do esterco de gado
Para iniciar o curtimento é necessário formar uma pilha de adubo natural no chão e umedecer diariamente com um sistema de irrigação ou baldes de água.
É importante que este material seja coberto por folhagem ou palha seca, protegendo do calor excessivo do sol ou até mesmo de animais.
A cada 2 ou 3 dias, é necessário revirar o material para que ele possa ser umedecido por completo. Note que ao longo dos dias esse dejeto vai mudando de cor e perdendo o cheiro.
Aplicação de adubo em áreas de lavoura e pastos
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado.
Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
Caso apresente moscas ao redor do material orgânico, é recomendado que aplique uma camada de cal por toda a superfície da pilha de esterco bovino.
Saúde das plantas e do meio ambiente
O adubo natural é importante para manter um ecossistema sustentável mantendo a saúde das plantas como a do meio ambiente. Mas de jeito nenhum deve-se usar o esterco fresco.
As fezes dos animais tanto dos bovinos, equinos e galinhas, contém altas concentrações de nitrogênio, portanto se usado diretamente no solo pode queimar as raízes das plantas.
Compostagem e benefícios
A compostagem natural serve para que todo o nitrogênio do esterco evapore e não cause danos ao solo e possivelmente ao ser humano.
É de extrema importância que este processo seja feito com atenção e cuidados para que o esterco se torne um adubo fértil de alta qualidade sem riscos à saúde, eliminando bactérias e microrganismos nocivos.
Algumas fazendas se tornaram cases de sucesso transformando as fezes dos animais dos confinamentos de gado de corte em lucro para o produtor, veja mais.
O principal objetivo em utilizar o esterco produzido pelos próprios animais de fazenda, é reduzir os custos em adubos industrializados, além de manter um solo de melhor qualidade.
Outra opção após ter o adubo pronto, é transformar este produto em adubo líquido, podendo também ser usado em jardinagem, plantações de hortifrutis e vasos.
Links externos: