Com recria turbinada, fazenda de SP engorda bois Nelore de 19@ aos 18 meses

Propriedade faz recria com proteico energético ao longo de seis a oito meses após a desmama e, na TIP, consumo de até 2,2% do peso vivo resulta em GMD de 1,58 kg

Em participação no quadro Giro do Dia que foi ao ar no programa desta segunda, dia 03, o pecuarista Victor Darido, da Fazenda Água Preta, propriedade localizada em Pindamonhangaba-SP, destacou o impacto da “recria turbinada” que aplica em sua garrotada antes da engorda intensiva.

“Eu vou falar um pouco da nossa recria hoje. Aqui atrás de mim tem um lote fechado, um dos lotes de recria. A gente fechou hoje para poder apartar a cabeceira dela para o confinamento”, anunciou.

O produtor detalhou como aplica a recria intensiva antes da engorda em sua boiada. “A nossa recria está durando em média sete a oito meses. Os animais chegam à desmama e após isso a gente faz apartação aqui por peso e por frame para o confinamento. No confinamento, eles ficam um período médio de 90 a 120 dias, dependendo do peso de entrada, aí a gente já manda direto para o abate. Nós estamos tendo um rendimento de carcaça bem legal por conta dessa recria mais intensiva, que é feita com proteico energético. E o confinamento que a gente tem trabalhado agora é confinamento a pasto com ração à vontade. Nele, os animais estão consumindo em torno de 2 a 2,2% do peso vivo”, esclareceu.

Segundo Darido, os animais ficam menos reativos por conta do trato mais próximo com o homem já desde a recria (veja na foto abaixo). “A boiada toda fica tranquila e isso é reflexo de um manejo mais tranquilo. Amanhã a gente vai carregar um lote com destino à unidade do Friboi em Lins e esses animais foram recriados a pasto com proteico energético durante seis a sete meses depois da desmama e já vieram direto para o confinamento a pasto, para a terminação intensiva a pasto. Aqui eles permanecerem por 107 dias, a gente tem 1,580 kg de média de GMD e um ganho de carcaça que a gente vai descobrir amanhã. A boiada tem em média 16 a 18 meses, então é bem jovem, vai ser toda zero dentes. […] A gente está bem contente com o resultado”, aprovou.

O originador do Friboi de Lins também reconheceu a qualidade dos animais produzidos pela Fazenda Água preta. “É muito precoce, é um trabalho fantástico que o Darido vem conduzindo na Fazenda Água Preta, essa recria turbinada, esse manejo de pasto rotacionado em que depois é feita a terminação no confinamento. Então a boiada é toda zero dentes, entre 16 e 18 meses, um espetáculo de boiada”, destacou Castro.

Lote terminado no confinamento a pasto após recria turbinada: 19@ de média com idade entre 16 e 18 meses.

Veja o registro dos animais da Fazenda Água Preta, propriedade de Victor Darido em Pindamonhangaba-SP: