No quadro Giro na Estada desta sexta, 24, o engenheiro agrônomo Leonardo Vieira, coordenador de logística do transporte boiadeiro da Friboi, trouxe dicas de planejamento para o pecuarista sobre como ele pode aproveitar o envio de gado gordo para o abate para combinar esta operação já com a vinda do gado magro de reposição até a sua fazenda, a chamada “viagem de três pernas”.
Esta é a operação em que o veículo está agendado para efetuar o embarque do gado magro em um local A (a primeira perna), desembarcar este gado magro na fazenda, o ponto B (segunda perna) e, neste mesmo local de desembarque da reposição, o produtor embarca seu gado gordo para o abate no ponto C (terceira perna). Deste modo, é possível reduzir o custo com o frete do gado magro em até 40%. “Com isso ele consegue uma redução de frete subsidiada pelo embarque do gado gordo”, explicou Vieira.
Existem ainda outras duas modalidades de frete de gado magro com descontos, como as operações com grandes volumes de gado ou transporte em datas específicas, poupando ainda entre 10% e 15% do custo final da operação.
+ Entenda as operações que podem levar a economia de até 40% no frete do gado magro
Veja o quadro Giro na Estrada desta sexta, 24:
As dúvidas e consultas sobre a operação podem ser direcionadas aos telefones (14) 3511 5529; (14) 3511 2653; ou ainda para o e-mail [email protected].