Bezerro saudável

Colostro para bezerros: saiba a importância do alimento para o gado

Garantir a colostragem nas primeiras seis horas de vida pode garantir a máxima absorção dos nutrientes e a transferência de imunidade aos animais.

O fornecimento adequado do colostro após o parto, na primeira ordenha, tem impacto direto no bom desenvolvimento dos bezerros de corte e leite.

Além de conter altos teores de sólidos, proteína, gordura, minerais e vitaminas, uma das principais funções do colostro é fornecer células de defesa para o organismo dos recém nascidos.

Vacas nelore com bezerro ao pé.

Veja também: Teto de vaca Nelore realmente facilita a mamada do bezerro?

Os anticorpos não são fornecidos pela mãe durante a gestação, dessa forma, os bezerros nascem sem defesa alguma contra eventuais bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.

Métodos de colostragem

Os bezerros recém-nascidos podem ingerir colostro diretamente da sua mãe, através de mamadeira ou, ainda, por sonda esofágica. 

É importante ressaltar que existe uma “janela de tempo” em que a absorção dos componentes do colostro é potencializada. As células intestinais apresentam melhor capacidade de absorção nas primeiras horas após o parto.

O ideal é que o bezerro seja colostrado dentro das primeiras 6 horas de vida.

O ideal é que o bezerro seja colostrado nas primeiras 6 horas de vida.

Volume de colostragem

A reserva energética dos bezerros após o nascimento é constituída pela gordura proveniente do colostro e as proteínas que auxiliam no desenvolvimento do organismo do bovino. 

No entanto, é importante se atentar para o volume de colostro a ser ingerido pelos bezerros. Vacas de primeira cria costumam produzir menos colostro. 

As multíparas, por terem tido mais contato com o ambiente na vida reprodutiva, produzem um colostro em maior concentração e com maior quantidade e diversidade de anticorpos. 

O recomendado é que o animal não absorva menos do que o correspondente a 10% de seu peso vivo de colostro, independente do método de colostragem.  

O recomendado é que o animal absorva 10% de seu peso vivo de colostro.

Banco de Colostro

O primeiro passo é avaliar o colostro das vacas com o uso do colostrômetro, equipamento que mede a qualidade nutricional e quantidade de células de defesa. O excedente do colostro de qualidade pode ser congelado e armazenado na fazenda. 

É uma excelente estratégia nas propriedades leiteiras para garantir que as bezerras recém-nascidas tenham a quantidade necessária de colostro para a imunidade até o amadurecimento de seu organismo.