Circuito Nelore 2021 em Água Boa-MT fomenta pecuária de excelência; conheça os vencedores

Etapa da competição realizada pela Nelore do Brasil reuniu na indústria do município 193 animais de quatro pecuaristas da região para abate técnico entre 09 e 10 de agosto

A unidade Friboi de Água Boa recebeu nesta semana, entre 09 e 10 de agosto, a 11ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, competição organizada pela ACNB, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil. O julgamento reuniu para avaliação 193 animais de quatro pecuaristas da região. Já nesta sexta, dia 13, o resultado foi conhecido durante o Giro pelo Brasil.

O originador do Friboi de Água Boa-MT Márcio Moraes destacou a importância do evento, cujos impactos, de acordo com ele, extrapolam os limites da raça em si. “Quero deixar os nossos parabéns e agradecimento a todos que participaram, em especial também ao pessoal da associação. Eu falei que eles não estão fomentando só a raça, mas fomentando o trabalho de pecuaristas competentes. O circuito fomenta um trabalho de excelência, que é o que a gente vê nas etapas do Circuito Nelore de Qualidade”, enalteceu.

Veja na lista a seguir os resultados da etapa:

Categoria carcaças de machos:
1º lugar: Sítio Sofia, em Gaúcha do Norte-MT (foto acima em destaque);
2º lugar: Fazenda Bariri, de Carlos Atílio de Negri, em Canarana-MT.

“São dois competidores que participaram em anos anteriores e esse ano eles inverteram a colocação. Foi muito bacana, o pessoal do Sítio Sofia fez um trabalho excelente na seleção, na apartação dos animais, eles participaram com lote no ano passado e participaram esse ano de novo. Esse ano eles queriam pegar o primeiro lugar e o resultado está aí”, observou Márcio.

Categoria carcaças de fêmeas:
1º lugar: Fazenda Serrana, de Jacy Giacomolli, em Água Boa-MT (foto abaixo);
2º lugar: Fazenda Aleluia, de Marcelo Félix Mundim, em Gaúcha do Norte-MT.

“Foi um gado de excelente qualidade! Na primeira participação, ele já levou a medalha de ouro! […] Ele produz com muito capricho, um negócio que ele faz com bastante zelo, tem as estratégias para passar por esse período (seco) e o resultado está aí, demonstrando toda qualidade e potencial do Nelore. Mas a gente sabe que é o trabalho do produtor no dia a dia que faz a raça impulsionar, ir para frente cada vez mais”, destacou Moraes. O comprador de gado destacou também o trabalho de qualidade realizado pelo detentor da medalha de prata, o pecuarista Marcelo Félix Mundim.

Para o Nelore, o céu é o limite! Ontem, conversando com o pessoal e falando dos cruzamentos que podem ser feitos, falamos do cruzamento industrial Nelore x Nelore. […] Quando a base boa é, o resultado futuro vai ser melhor ainda. […] Se investiu na base, na raça Nelore, os frutos vão ser colhidos, independente se vai cruzar com outra raça ou não. A base boa, é o que precisa para ter um produto excepcional lá na frente”, concluiu o originador.

+ “Céu é o limite”: presidente da Nelore destaca competitividade da raça em qualidade de carne

Veja pelo vídeo a seguir registros do Circuito Nelore de Qualidade 2021 em Água Boa-MT: