Cinco dicas para você aumentar a produtividade do seu pasto

Quais são os 3 elementos essenciais para a raiz do capim? O que é e qual a importância do 'pasto pulmão'? Veja as dicas do consultor para manejo de pastagem

Reveja uma entrevista do engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, Wagner Pires, ao Giro do Boi, em que o profissional fala sobre o manejo de pastagens nesta época das águas.

Segundo Pires, a relevância do tema nesta época do ano se dá por conta do aumento histórico de produção de capim durante as chuvas. Cerca de 70% de todo o potencial produtivo das forrageiras podem ser expressados na safra, enquanto apenas 30% na entressafra. “É na seca que o pecuarista entra em desespero porque diminui a quantidade de água no lençol freático e baixa a umidade solo”, alertou o consultor.

CINCO DICAS PARA O BOM MANEJO DE PASTAGENS

Ao fim de sua entrevista ao Giro do Boi, Wagner Pires listou ao repórter Marco Ribeiro cinco pontos principais para garantir uma boa produtividade de arrobas por hectare ao ano por meio das pastagens:

1 – Bom manejo nas águas, fazendo com que as pastagens tenham estrutura radicular e reserva para a seca;
2 – Pensar na aplicação de suporte de nitrogênio antes do término do período das chuvas;
3 – Trabalhar com gramíneas de maior tolerância à seca. “São cultivares como o capim Andropogon e o Paiaguás, que eu tenho plantado em regiões áridas e deu uma excelente resposta”, exemplificou o agrônomo.
4 – Trabalhar a fertilidade da fazenda como um todo;
5 – Não esquecer o uso do gesso, que vai fazer a pastagem ter um sistema radicular mais profundo.

Clique no link abaixo e assista à entrevista:
Pastagens para gado de corte: 5 dicas para aumentar a produtividade