Ciclone pode paralisar área portuária no Rio Grande do Sul

Confira a previsão do tempo em diversas regiões agropecuárias do Brasil

O frio deve seguir intenso até o final desta semana, com previsão de queda acentuada de temperatura na porção Centro-Sul do Brasil, alcançando temperaturas mínimas de 1°C em áreas da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e de 2°C a 4°C no Sudeste e Centro-Oeste, segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo, no quadro Giro do Tempo, desta terça-feira, 17. Há previsão de geada para amanhã, 18 e quinta-feira, 19, nessas áreas.

“O que vai ajudar o frio avançar no decorrer desta semana é a presença de um ciclone extratropical que se formou em alto mar, e hoje, ao longo do dia, vai se aproximar da costa da região Sul do Brasil”, diz Desirée.

Os dados meteorológicos de satélite indicam que, até o final desta terça-feira, o dia de hoje, o sistema se aproxima muito do Rio Grande do Sul, podendo provocar rajadas de até 100 quilômetros por hora. O vendaval por até afetar as atividades no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

De extra para subtropical

Ainda não está certo, mas é possível que este ciclone até suba de categoria, se intensificando ainda mais e pode deixar de ser extratropical para se tornar subtropical. Segundo Desirée, a marinha brasileira nomeou este ciclone como “Yakecan”. O nome significa “som do céu” em tupi-guarani.

Confira no vídeo abaixo a previsão na íntegra, com detalhes para Itamaraju (BA) e Lajinha (MG):