O cenário climático para a pecuária está dividido. Enquanto o Sul do Brasil se prepara para a formação de um ciclone, o Brasil Central ainda enfrenta um calor intenso. No Sul, as temperaturas devem cair drasticamente a partir do começo da primavera, nos dias 22 e 23, com mínimas podendo chegar a 5°C. Confira a previsão.
O ciclone trará chuva, temporais, rajadas de vento e até granizo, especialmente entre os dias 21 e 24 de setembro. Depois, o tempo deve firmar por alguns dias, com a chuva retornando com força na primeira semana de outubro.
No Brasil Central, o cenário é de alerta vermelho. Um sistema de baixa pressão no Paraguai está causando tempo instável. É preciso muita atenção em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, interior de Goiás, São Paulo e Paraná. O risco de chuvas com muitos raios, ventos fortes e granizo é alto.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Onda de calor e o alívio que vem com a chuva
O calorão no Centro-Oeste e no Matopiba continua até o final de semana. A previsão aponta para temperaturas máximas na casa dos 40°C nos próximos cinco dias. Anomalias de mais de 5°C acima da média causam estresse térmico no gado em confinamento, um ponto de preocupação para os produtores. Em Corumbá (MS), por exemplo, a máxima deve ficar entre 35°C e 36°C até o final de semana.
A boa notícia é que esse panorama vai mudar com a chegada da chuva. O alívio para o calor e o tempo seco vem no início da próxima semana, quando as chuvas se distribuirão pelas áreas de pastagem no Brasil Central. A partir de segunda e terça-feira, a chuva avança para Pará, Mato Grosso e Goiás, com previsão de até 100 milímetros acumulados, o que vai ser um alívio para o gado e para as pastagens.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.