Entenda agora o ciclo pecuário. Se o produtor souber identificar os períodos de alta e baixa é muito possível lucrar em todo esse período. Assista ao vídeo abaixo e entenda.
Quem explorou esse assunto foi o administrador de empresas, pecuarista e consultor pecuário Rogério Goulart. Ele é o responsável pela fazenda São João, em Caarapó (MS).
Ele esteve durante o evento Confinar 2023, realizado em Campo Grande (MS).
Para ele, o pecuarista brasileiro precisa estar atento aos movimentos do chamado “ciclo pecuário”, para aproveitar da melhor maneira possível as oportunidades que existem em cada etapa do ciclo da nossa atividade.
Ciclo pecuária acompanha a evolução da pecuária
Ao longo das décadas, acompanhando a evolução da pecuária, é possível identificar momentos em que, determinados padrões de comportamento mercadológico, se repetiram.
São ocasiões em que o fazendeiro ampliou seus estoques, ou situações em que a pecuária realizou movimentos de contração de rebanho, de acordo com a disponibilidade de fêmeas.
Para Goulart, compreender o ciclo pecuário é importante para aproveitar, principalmente, as compras da reposição.
Ciclo das oscilações do rebanho bovino
Muitas vezes é preciso olhar para a história, para compreender o período de ciclo das oscilações de tamanho de rebanho em relação a momento econômico e rentabilidade.
A influência dos padrões que se repetem, com produtores de bezerros ampliando seus estoques em resposta a boa lucratividade, em relação ao movimento de contração de rebanho em movimentos desafiadores e o que manda definitivamente no jogo: o estoque de fêmeas.