Nesta sexta, 09, o coordenador regional do Inmet Marcelo Schneider trouxe boas novas para o produtor da faixa central brasileira.
“A novidade nas condições é que sexta e sábado, principalmente no final de semana, essas áreas em azul, que significam mais umidade, vêm para a região Centro-Oeste, principalmente entre o Mato Grosso e Goiás, também para o Tocantins, Minas Gerais, norte de São Paulo, mas principalmente região de Minas Gerais, trazendo alguns bons volumes de chuva. Esta instabilidade permanece por vários dias, canalizando essa umidade e tendo esse corredor que vai passar do Amazonas, Pará, pegando Goiás, Tocantins até a região de Minas e o extremo-sul da da Bahia. E até algumas áreas da região do Matopiba, por um ou dois dias apenas, de acordo com esses mapas de umidade, devem ter alguma chuva”, apontou.
O meteorologista detalhou as condições. “Nos próximos dias, sexta, sábado, principalmente domingo, segunda e também terça-feira teremos algumas tempestades. Amanhã mesmo, na região de Minas Gerais, norte de São Paulo e Centro do Brasil, algumas áreas com granizo e com pancadas de chuva localizadas devem acontecer. A sexta-feira ainda vai ser de temperatura elevada em parte da região Central do País, com temperaturas beirando ainda os 40º C e, com a umidade chegando, vem aquelas pancadas fortes de chuvas”, declarou.
No Norte do País, entre Rondônia, sul do Pará e norte do MT, os volumes ficam entre 50 a até 100 mm, enquanto na Zona da Mata, Triângulo Mineiro e regiões do Centro do Brasil as precipitações chegam aos 80 mm e, no leste do Paraná, 50 mm.
No Pantanal, no entanto, o calor ainda segue presente nos próximos dias, mas de modo menos intenso e com certa melhora na umidade do ar.
Enquanto isso, na região Sul, a transição climática deixa o tempo mais seco e com temperaturas mais amenas. Schneider inclusive respondeu dúvida de telespectadora de Uruguaiana-RS, Rosângela, que perguntou sobre as chegadas de frentes frias até o fim do ano. Segundo o meteorologista, elas devem ocorrer, mas trazer volumes de chuva menores.
Já em relação às chuvas no entorno de Ministro Andreazza, estado de Rondônia, atendendo pergunta do telespectador Gilberto, Schneider informou que nos próximos dias a região será uma das mais chuvosas do Norte do País, recebendo entre 60 e 80 mm.
Veja a previsão completa no vídeo a seguir: