A frente fria continua atuando e segue levando chuva para áreas importantes, principalmente em Mato Grosso.
Para Juiz de Fora, no sul de Minas Gerais, a tendência é que o calor retorne. O frio predomina nesta quarta (22) e quinta-feira (23), mas, a partir do final de semana, as máximas voltam para o patamar dos 30°C e devem se manter assim até meados da primeira quinzena de novembro.
Confira a previsão completa:
A chuva deve retornar com mais intensidade, principalmente na virada do mês. Lá pelos dias 27 ou 28 de outubro, a chuva começa a cair na região com acumulados que devem somar 50 a 70 milímetros na semana. Essa chuva volumosa é uma ótima notícia, pois ajuda a manter a boa umidade do solo e não deve prejudicar as operações em campo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Alerta em Rondônia e retorno do calor no MS
A atenção maior do pecuarista deve estar em Rondônia, sul do Pará e oeste de Mato Grosso. Nestas áreas, temos condições de temporais nesta quarta-feira, com nuvens carregadas e risco de muita atividade elétrica, o que exige cuidado redobrado no manejo.
Em Corumbá, Mato Grosso do Sul, o tempo volta a abrir. A quarta, quinta e sexta-feira (24) terão sol entre nuvens, com máximas que voltam a se elevar, retornando para o patamar dos 38°C na sexta-feira.
No entanto, o alívio está a caminho: uma nova frente fria vai avançar no final de semana, e a partir de domingo (26) e segunda-feira (27), mais chuva deve cair sobre Mato Grosso do Sul.
Déficit hídrico e chuva na próxima semana
Apesar da chuva avançar em algumas áreas, o mapa de umidade do solo mostra que a precipitação ainda é necessária em outras regiões. O pecuarista deve saber que é preciso chover mais no norte de Minas Gerais, interior do Matopiba e também em Goiás.
A tendência é que nos próximos cinco dias a chuva não seja volumosa nessas áreas. A chuva boa, com acumulados de 50 a 60 milímetros, deve vir, principalmente, a partir da próxima semana. O produtor dessas regiões deve planejar o manejo e a suplementação do gado, mantendo a atenção total para a chegada da umidade que deve impulsionar o crescimento do pasto.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.