GIRO DO TEMPO

Chuva volumosa antes do Natal deve atingir pastos em diversas áreas. Saiba onde

A previsão indica grandes volumes de chuva nas regiões produtoras, com riscos para o campo

Chuva volumosa antes do Natal deve atingir pastos em diversas áreas. Saiba onde
Chuva volumosa antes do Natal deve atingir pastos em diversas áreas. Saiba onde

O meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, prevê para os próximos dias uma frente fria que trará chuvas volumosas antes do Natal, afetando diversas áreas produtoras, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

O prognóstico, apresentado no quadro “Giro do Tempo” para o site do Giro do Boi, indica que entre os dias 19 e 23 de dezembro, o volume de precipitações pode ultrapassar 100 mm em várias regiões do Brasil.

A previsão também aponta que o ciclone que se formará neste final de semana deve intensificar a chuva, com possíveis acumulados de até 50 mm no sábado, o que pode afetar o andamento das atividades no campo.

Impactos nas atividades rurais

As chuvas intensas, que irão afetar áreas de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Minas Gerais, podem trazer benefícios para as pastagens, mas também apresentar desafios para os pecuaristas.

Durante o final de semana, os temporais podem causar transtornos como quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica, especialmente no Centro-Sul do País.

O meteorologista alerta para a necessidade de os pecuaristas se prepararem para condições adversas no sábado, aproveitando as janelas de tempo firme que ocorrerão na semana seguinte.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuvas no Matopiba e Norte do Pará

A tendência é que, antes do Natal, a chuva se intensifique também nas regiões do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com volumes que podem ultrapassar 80 mm.

Essa chuva será benéfica para a recuperação das pastagens, mas exigirá atenção redobrada dos produtores no manejo de gado e no controle de incêndios, especialmente no Norte do Pará.

Embora as chuvas no Pará só cheguem com força a partir da semana do Natal, é importante que os pecuaristas fiquem atentos às condições climáticas para evitar prejuízos nas atividades rurais.

Temperaturas e previsões para o futuro próximo

No Sul e Sudeste, as temperaturas devem variar entre 28°C e 32°C, com tendência de elevação no início de 2024. A chuva no Centro-Oeste e Sudeste, especialmente nas regiões de Rondônia e sul do Pará, ajudará na recuperação das pastagens e no aumento da umidade do solo.

Para os pecuaristas, é fundamental se preparar para os próximos dias, com o volume de chuva prometendo trazer boas condições para a agricultura, embora impactando temporariamente os trabalhos no campo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.