As chuvas seguem beneficiando os pecuaristas do Norte do Brasil, especialmente nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará, onde o volume de água mantém as pastagens verdes e produtivas. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
É o que aponta o prognóstico climático apresentado pelo meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, no quadro Giro do Tempo, desta segunda-feira, 5 de maio, exclusivo para o site do Giro do Boi.
De acordo com o especialista, os próximos cinco dias devem ser chuvosos no noroeste de Mato Grosso, com acúmulos entre 20 e 50 mm, favorecendo o manejo do gado.
Em regiões do norte de Rondônia, Amazonas e norte do Pará, os volumes podem ultrapassar os 100 mm e até alcançar 150 mm, cenário bastante positivo para quem depende da qualidade do pasto nesta reta final da estação chuvosa.
Centro-sul do Brasil enfrenta estiagem
Enquanto isso, o cenário no centro-sul do país é bem diferente. Apesar de haver previsão de pancadas em alguns pontos do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, a chuva será mal distribuída e com baixos volumes.
Essa condição preocupa criadores, especialmente na fase de transição para o período seco.
Segundo Müller, áreas de pecuária no Sul e Sudeste terão temperaturas mais elevadas à tarde, mas a umidade do solo já começa a cair, o que exige atenção redobrada do produtor rural quanto à suplementação nutricional do rebanho.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Alta Floresta (MT) terá alívio temporário
No norte de Mato Grosso, por exemplo, o município de Alta Floresta ainda poderá contar com chuvas ao longo do final de semana, com previsão de 30 a 40 mm até o fim do mês de maio.
No entanto, essa condição não se sustenta, e a chuva deve cessar de vez a partir de junho, marcando a chegada do período seco.
“Essas últimas chuvas de maio ainda ajudam bastante na manutenção dos pastos, mas o produtor precisa se preparar para o início da seca, que já começa a avançar no Brasil Central”, alertou Arthur Müller.
Produção em alerta com a transição climática
A combinação de chuvas volumosas no Norte e estiagem no Centro-Sul reforça o padrão climático observado neste outono.
Enquanto os criadores de Rondônia e Pará colhem os benefícios da umidade prolongada, os pecuaristas do Sul do país precisam já colocar em prática estratégias de reserva de alimento e suplementação.
O Giro do Tempo seguirá acompanhando a evolução do clima e trazendo informações atualizadas para apoiar o planejamento da pecuária brasileira durante a virada da estação.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.