teste

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva e calor: temporais em MT e MS trazem alívio e preocupam pecuaristas em Rondônia

Boletim aponta umidade para o Centro-Oeste e recuperação de pastagens, mas alerta para a alta atividade elétrica

Chuva e calor: temporais em MT e MS trazem alívio e preocupam pecuaristas em Rondônia
Chuva e calor: temporais em MT e MS trazem alívio e preocupam pecuaristas em Rondônia

O clima no Brasil Central exige atenção dos pecuaristas. Um sistema de baixa pressão no Uruguai continua causando temporais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Confira a previsão.

Em Vilhena, Rondônia, a temperatura máxima e mínima varia entre 28ºC e 32ºC, uma boa notícia para o gado confinado, pois o estresse térmico não será um problema. A chuva está retornando, mas de forma gradual, com volumes de 10 a 15 milímetros e um total de 70 milímetros esperado até o início de outubro.

Essas chuvas vêm com nuvens carregadas e alta atividade elétrica. Produtores devem ficar atentos ao risco de rajadas de vento e até granizo. É essencial redobrar os cuidados em campo para evitar acidentes e perdas.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chegada das chuvas alivia calor e ajuda pastagens

As chuvas mais volumosas estão a caminho do Centro-Oeste, com previsão de 100 a 150 milímetros para o oeste de Mato Grosso do Sul, na região de Corumbá. Essa é uma excelente notícia, pois a água ajudará a diminuir o calorão e a repor a umidade do solo.

Além disso, a chuva vai reduzir o risco de incêndios e, principalmente, auxiliar na recuperação das pastagens, que ficaram prejudicadas com a estiagem.

As chuvas também devem chegar ao interior de Minas Gerais e São Paulo, aliviando o tempo seco e quente. A previsão de chuva para outubro e novembro é de boa distribuição por todo o país. A tendência é que até dezembro, o volume se mantenha alto.

A chuva vai se espalhar por todo o Brasil Central, chegando com força até o centro-sul do Pará, na região de São Félix do Xingu.

A primavera traz um panorama mais otimista

O problema do calor e do tempo seco é temporário. O boletim de pecuária traz a boa notícia de que, a partir da primavera, a chuva volta para as áreas de pecuaristas. Esse retorno da água é vital para garantir o desenvolvimento do gado e das pastagens, assegurando a produtividade do rebanho na próxima estação.

O produtor deve ter paciência e se preparar para as mudanças do tempo, com a certeza de que a chuva vai chegar para garantir uma boa safra.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.