PREVISÃO DO TEMPO

Chuva e alívio do calor marcam novembro no Centro-oeste e Sudeste

Mato Grosso, Goiás e MS terão 50 a 80 milímetros nas primeiras semanas do mês, enquanto a umidade avança para o Matopiba e norte de Minas

Chuva e alívio do calor marcam novembro no Centro-oeste e Sudeste (Foto: Pixabay).
Chuva e alívio do calor marcam novembro no Centro-oeste e Sudeste (Foto: Pixabay).

A semana começa sob o efeito da chuva que marcou o final de semana no Centro-Oeste e Sudeste. A umidade chegou para aliviar o calor e repor o déficit hídrico, mas a grande notícia é a tendência de chuva volumosa para a primeira quinzena de novembro.

Em Cáceres, na região sudoeste de Mato Grosso, os próximos 15 dias terão uma temperatura um pouco mais elevada, oscilando entre 34 a 35°C. O calorão só deve dar uma trégua mais consistente na segunda quinzena de novembro, quando as máximas ficam no patamar dos 30°C. Isso porque a chuva voltará com mais volume.

Até o fechamento das duas primeiras semanas de novembro, as chuvas devem somar 50 a 80 milímetros acumulados, podendo ultrapassar 100 milímetros a partir da segunda quinzena do mês.

Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuva em Vilhena e volumes expressivos no Centro-Sul

Em Vilhena, Rondônia, a semana começa com chuva nesta segunda (3), terça (4) e quarta-feira (5). Essa umidade é essencial, pois mantém a boa umidade do solo e segura a temperatura, deixando a máxima na casa dos 30°C.

Nos próximos cinco dias, os volumes de chuva serão mais expressivos em Mato Grosso do Sul, Goiás, interior de São Paulo e regiões do interior de Minas Gerais. O acumulado em cinco dias deve ficar na casa de 50 a 60 milímetros. Essa quantidade é vital para o desenvolvimento das pastagens que sofriam com a seca.

A tendência é que a umidade se espalhe ainda mais. Conforme avançamos para o meio da próxima semana e para o próximo final de semana, a chuva deve avançar para o norte de Minas, Bahia e também para o interior do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Alerta para o norte: ZCIT só no final do verão

Apesar do avanço das chuvas para o Centro-Oeste e Matopiba, há um alerta importante para o Norte do país. O pecuarista do centro-norte do Pará deve saber que a chuva mais intensa só deve retornar quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começar a atuar. A previsão indica que isso deve ocorrer mais para o final do verão.

Para as demais áreas, a continuidade das chuvas em bom volume (acima de 50 mm) em novembro é a garantia de que o produtor poderá avançar com a semeadura e a recuperação total das pastagens, assegurando a produtividade do rebanho.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.