Apesar da frente fria ter perdido intensidade no Sudeste, a instabilidade se mantém forte. Um cavado está atuando e leva temporais para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e o interior da Região Sul nesta quinta (16) e sexta-feira (17).
O pecuarista deve ficar atento ao realizar os trabalhos em campo, pois há condição para rajadas de vento intensas, queda de granizo e nuvens com muitos raios.
Confira a previsão completa:
Em Araguaiana, em Mato Grosso, a temperatura volta a se elevar no final da primeira quinzena de outubro, podendo retornar ao patamar dos 40°C.
O calorão deve diminuir no começo de novembro, que é quando as chuvas voltam de forma mais volumosa. Mas antes disso, já teremos chuvas na casa de 15 a 25 milímetros entre os dias 18 a 20 de outubro, o que ajuda a repor a umidade do solo. Haverá uma janela de tempo firme do dia 22 até o começo de novembro, quando as chuvas ganham mais ritmo na região.
Temporais chegam e aliviam calor em São Paulo
Enquanto o Centro-Oeste e o Sul enfrentam a instabilidade, o interior de São Paulo terá tempo firme até a sexta-feira. Em Araçatuba, a chuva é esperada a partir do sábado (18). Os temporais devem voltar para a região, mas com a boa notícia de que a máxima diminui para a casa dos 30°C, trazendo uma umidade muito bem-vinda para o interior paulista.
Nos próximos cinco dias, a chuva volumosa se concentra principalmente em Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e na Região Sul, com acumulados que podem ultrapassar os 50 milímetros. Essa quantidade de água é vital para as pastagens nessas áreas.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuva avança para o Norte e Matopiba na próxima semana
A previsão para a próxima semana é de avanço da chuva para regiões que ainda aguardam umidade. A chuva deve se espalhar para mais áreas do Pará e para o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Além disso, a umidade volta a cair em bom volume em Rondônia, com previsão de mais 50 milímetros em cinco dias. Esse cenário garante que o período de seca está se encerrando em grande parte do Brasil Central, favorecendo o plantio e a recuperação plena do pasto.
O produtor deve planejar o manejo da pastagem e a nutrição do gado com base nessa previsão de chuva volumosa e disseminada.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.