Pecuaristas, o assunto preferido de todos os produtores rurais é a previsão do tempo. A boa notícia é que a tão esperada chuva, que trará alívio aos pastos ressecados do Brasil Central, está a caminho. A chuva chega com força em outubro, e a perspectiva é de uma safra promissora, diferente do que muitos temiam. Assista ao vídeo abaixo e confira como deve ficar o tempo.
Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, participou ao vivo do programa Giro do Boi para apresentar o prognóstico.
Ele explicou que, apesar de o setembro ainda ser um mês de transição, a partir de outubro a chuva se firma, o que é ótimo para a recuperação das pastagens e para a nova safra.
O retorno da chuva no Brasil Central
O Pacífico Equatorial está em neutralidade, o que é um cenário positivo. A anomalia de chuva para setembro mostra que a chuva deve retornar para o Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e para o interior de São Paulo.
No entanto, o retorno será gradual, firmando-se a partir da segunda quinzena de setembro.
A grande virada, com a chuva chegando com força, ocorrerá em outubro. A previsão é de grandes volumes em Rondônia, norte de Mato Grosso e sul do Pará. O retorno da chuva é uma ótima notícia, pois:
- Recupera pastagens: O pasto, que está seco devido ao veranico, terá a chance de se recuperar.
- Reduz o risco de incêndios: Diferente do ano passado, a chuva alongada deste ano diminuiu o risco de focos de incêndio.
- Impulsiona a safra 2025/2026: O retorno da chuva no momento certo é fundamental para o plantio e o desenvolvimento das lavouras.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Frio e calor: uma última onda de frio
Apesar da previsão de chuva, as temperaturas no Brasil Central seguirão elevadas, com máximas que podem chegar a 38°C a 40°C em algumas regiões. No entanto, a tendência é que o calor diminua após o veranico que se estende até o fim de semana.
Arthur Müller alerta para uma última onda de frio, com uma massa de ar polar na retaguarda. No início da semana, o frio deve subir para Corumbá (MS) e para áreas de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
No entanto, as temperaturas não devem cair para menos de 10ºC. Após essa última onda, o que se espera é apenas a elevação das temperaturas.
Em resumo, a notícia é boa para a pecuária e o agronegócio. A chuva está voltando no período certo, sem atrasos, e a perspectiva é de uma safra superior à anterior, com o clima ajudando o produtor a se planejar e a produzir mais.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.