
Na previsão do tempo desta quinta-feira (27), a frente fria continua levando chuva para o Centro-Norte do país, o que é uma excelente notícia para as pastagens. No entanto, o Sul do Brasil deve ficar em alerta para uma restrição hídrica, enquanto o Centro-Oeste se prepara para chuvas volumosas.
Na região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a tendência é que a temperatura fique mais amena até o fechamento da primeira quinzena de dezembro, mas com um final de mês que promete calor, com máximas que podem passar dos 35°C. Não há risco de geada, mas a chuva preocupa. O final de semana deve trazer chuva para a região, que pode vir na forma de temporais, somando 20 a 30 milímetros.
No entanto, pensando em 30 dias, a previsão é de pouca chuva (50 a 60 milímetros). Esse volume, embora ajude a elevar a umidade relativa do ar, já indica uma restrição hídrica que afeta não só as pastagens, mas também o produtor que implementou a safra 25/26.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Chuva no Centro-Norte e temporais em Goiás
Por outro lado, em Nova Crixás, Goiás, o clima é de alívio. A quinta, sexta (28) e sábado (29) terão máximas amenas, na casa dos 32°C, com chuva passageira, principalmente no período da tarde.
Nos próximos cinco dias, a chuva se consolida no Centro-Norte do país. Tem chuva boa na Bahia, Tocantins, Pará e também parte do norte de Mato Grosso, com acumulados que passam dos 50 milímetros.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuva volumosa: 100 milímetros no centro-oeste e sudeste
A melhor notícia é a previsão para a próxima semana. A chuva retorna com força para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e, de forma ainda mais expressiva, para Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nestes três estados, os acumulados podem passar de 100 milímetros em 5 dias. Essa chuva volumosa é vital para a recuperação plena das pastagens e para o avanço da agricultura.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.