
Pecuaristas, o panorama climático no Brasil segue com extremos. Se por um lado a chuva avança para os pastos do Acre, trazendo umidade e alívio, por outro, a seca no Centro-Oeste persiste, com calor intenso e risco de estresse térmico para o gado confinado. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Nesta segunda-feira, 15 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi.
Ele detalhou o cenário de chuvas em algumas regiões e a persistência da seca em outras, exigindo atenção redobrada do pecuarista.
Chuva no Acre e em Rondônia, seca no Centro-Oeste
A chuva avança para os pastos do Acre, com temporais previstos para o final de semana na região e em Rondônia. O Espírito Santo também deve ter chuvas.
Em contraste, a seca no Centro-Oeste persiste. Para Araguaína, no Tocantins, e o Brasil Central em geral, a previsão é de tempo quente e seco nos próximos 30 dias. As máximas podem bater na casa dos 40°C, o que significa estresse térmico para o gado confinado.
As chuvas só devem começar a chegar de forma mais significativa para o Brasil Central e o Sudeste na última semana de setembro, e só devem se firmar mesmo no começo de outubro.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Calor de 40°C e umidade retornando aos poucos
Apesar da persistência da seca, há um sinal de mudança no ar. Para o norte de Mato Grosso, em Alta Floresta, a umidade retorna aos poucos, com as primeiras pancadas de chuva já esperadas para terça e quinta-feira. No entanto, as máximas ainda ficarão na casa dos 36ºC.
Nos próximos cinco dias, a chuva se concentra no interior de São Paulo, sul de Minas e Mato Grosso do Sul, mas ainda não será chuva volumosa.
O pecuarista do Centro-Oeste deve se preparar para o período de estiagem prolongada, garantindo a suplementação e a hidratação do gado, além de medidas de prevenção contra incêndios. A chuva avança para os pastos do Acre, mas a paciência ainda é a chave para o Centro do País.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.