GIRO DO TEMPO

Chuva à vista: frente fria traz água para área de pastos na próxima semana. Confira

A chuva à vista é a grande novidade na previsão do tempo! Uma frente fria trará água para áreas de pastos no Brasil Central e no Sul, amenizando o tempo seco. Assista ao vídeo

Chuva à vista: frente fria traz água para área de pastos na próxima semana. Confira
Chuva à vista: frente fria traz água para área de pastos na próxima semana. Confira

Pecuaristas, o panorama climático no Brasil Central está prestes a mudar. A tão esperada chuva, que dará um alívio à seca que afeta os pastos da região, está a caminho. Uma frente fria trará umidade para o Centro-Sul do país na próxima semana, o que é uma excelente notícia para a pecuária. Assista ao vídeo e confira a previsão do tempo completa.

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o avanço da frente fria e o impacto que ela terá nas pastagens e temperaturas do país.

Chuva no Brasil Central e Sul

Uma mudança significativa no clima é esperada para a próxima semana. Uma frente fria se deslocará pelo país, levando umidade para o Brasil Central.

  • Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e Rondônia: Essas regiões devem receber chuva, com pelo menos 20 mm de acumulado em cinco dias. Embora não seja um volume expressivo, é um alívio para o solo e os pastos que têm sofrido com a seca.
  • Alagoas: Para Belém, em Alagoas, a chuva continua nos próximos 30 dias, com um acúmulo de 70 a 80 mm, o que ajudará a manter as pastagens.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Temperaturas elevadas e alerta para o gado

Enquanto a chuva se aproxima, as temperaturas continuam elevadas, principalmente no Brasil Central.

  • Mato Grosso e interior do Matopiba: As máximas podem chegar a incríveis 40°C. Essa condição de calor extremo exige atenção redobrada do pecuarista, pois pode causar estresse e afetar o desempenho do gado.
  • Frio ameno: Apesar da frente fria, não há previsão de frio intenso avançando para Rondônia ou para o norte de Mato Grosso. As temperaturas mínimas e máximas se elevarão gradativamente nos próximos dias.

Os próximos cinco dias serão de tempo seco em grande parte do país. Apenas o litoral do Nordeste e áreas do Norte terão chuvas isoladas. O pecuarista deve se preparar para o calor e a seca, mas pode se animar com a chegada da chuva na próxima semana.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.