Pecuaristas, o calorão de agosto se estende para setembro, mas as notícias são boas para o Centro-Oeste: a chuva à vista já tem data para chegar! A seca prolongada, que tem sido o grande desafio para o manejo do gado e das pastagens, tem os dias contados. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Nesta terça-feira, 9 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o cenário de temperaturas elevadas e a chegada gradual das chuvas.
Calorão de 40°C no Brasil Central
As temperaturas máximas em Rondonópolis e Cuiabá já atingiram 39ºC, e a tendência é que o calor se intensifique no decorrer da semana, com máximas que podem chegar a 40ºC no Brasil Central, Pará e Tocantins.
Para Pontes e Lacerda, no oeste de Mato Grosso, o calor elevado segue até 12 ou 13 de setembro, com máximas de 39ºC.
Essa condição de calor extremo e seca prolongada é um grande alerta para o risco de focos de incêndio. A atenção do produtor deve ser redobrada, pois a situação é crítica até a chegada das chuvas.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
A virada do tempo em Mato Grosso
A boa notícia para os pecuaristas do Mato Grosso é que a seca tem os dias contados.
- Queda de temperatura: Após 12 ou 13 de setembro, as máximas começam a se normalizar para 32ºC e as mínimas para 24ºC.
- Chegada da chuva: As chuvas começam a voltar aos poucos na região por volta de 15 ou 16 de setembro, com volumes de 20 mm. A chuva tende a continuar no final de setembro e começo de outubro, marcando o fim do período seco.
Temporais no Sul e chuvas isoladas no Centro-Oeste
Enquanto a seca predomina, a formação de um ciclone extratropical no Sul traz instabilidades para outras regiões.
- Temporais: Há risco de temporais no Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, com a possibilidade de granizo e rajadas de vento intensas. No entanto, a chuva não será volumosa.
- Chuva isolada: Chuvas de 20 mm são esperadas no Sul, sul de Mato Grosso do Sul e no Acre.
A virada do tempo no Brasil Central começa a ser desenhada a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada das primeiras chuvas. Até lá, o pecuarista deve se preparar para o calor e o tempo seco.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.