A semana começou com destaque para o gado jovem e bem acabado no Giro do Boi, nesta segunda-feira (5). Assista ao vídeo abaixo e confira.
O programa mostrou o excelente resultado obtido pelo pecuarista Carlos Batista Frias, da Fazenda Santa Lúcia, localizada no município de Alta Floresta (MT).
A propriedade levou para o abate um lote de novilhas semiconfinadas, que passaram pelo sistema de terminação intensiva a pasto (TIP).
O resultado? Um peso médio de 240 kg por carcaça, o que representa 16 arrobas bem distribuídas, com ótimo acabamento de gordura.
TIP reforça produtividade com sustentabilidade
Quem apresentou os dados foi Bruno Bocchi, engenheiro de alimentos e originador da unidade da Friboi de Alta Floresta.
Segundo ele, o uso da TIP é uma estratégia eficiente e sustentável para atingir pesos expressivos com menos custo e mantendo o bem-estar animal.
“O sistema intensivo a pasto tem se mostrado uma grande alternativa para os pecuaristas que querem manter a produtividade sem abrir mão da qualidade. E o lote da Fazenda Santa Lúcia está aí para provar isso”, destacou Bocchi.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Circuito Nelore de Qualidade já tem data marcada
Durante sua participação no programa, Bruno também lembrou a realização do Circuito Nelore de Qualidade na unidade da Friboi em Alta Floresta. A data já está marcada: 2 de outubro de 2025.
O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Friboi e parceiros.
O Circuito avalia carcaças de bovinos de todo o Brasil, destacando produtores que investem em genética, manejo e acabamento de qualidade. Desde 1999, a iniciativa se tornou o maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo.
Nelore: a força da genética brasileira
A ACNB é referência nacional na valorização da raça Nelore, que representa cerca de 80% do rebanho de corte do País.
A entidade também organiza os rankings nacionais, leilões oficiais e fomenta o manejo sustentável e o bem-estar animal.
O foco está na seleção zootécnica e no incentivo à produção de carne de alta qualidade, tanto para o mercado interno quanto para a exportação.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.