PROTOCOLO 1953

“São bezerrões de quase 21@!” Brangus confinados e castrados são destaque em SP

De Barretos (SP), a Estância Monte Alegre revoluciona com bezerros Brangus que, castrados e confinados, alcançam 20,7 arrobas e 100% de certificação no Protocolo 1953. Assista ao vídeo

“São bezerrões de quase 21@!” Brangus confinados e castrados são destaque em SP
“São bezerrões de quase 21@!” Brangus confinados e castrados são destaque em SP

E aí, turma do campo e da qualidade! Que quinta-feira de dar gosto, viu? Hoje a gente vai lá pra São Paulo pra ver um espetáculo de boiada! Tem um pecuarista que fez uns verdadeiros “bezerrões de quase 21 arrobas”, e o melhor: são Brangus confinados e castrados! Isso sim que é de encher os olhos e o bolso, provando que um bom manejo rende uma carne de primeira! Se eu fosse ocê, não perdia um segundo, não! Já clica aí pra assistir ao vídeo abaixo e conferir essa história que é pura inspiração e um bom exemplo de pecuária de ponta!

Essa prova de excelência e dedicação foi o grande assunto do nosso quadro Giro pelo Brasil desta quinta-feira, 14 de agosto.

O tradicional quadro do programa Giro do Boi, do Canal Rural, mostra como o Brasil está produzindo carne de alta qualidade, segura e com rastreabilidade para os consumidores. E a história de hoje é um desses bons exemplos da pecuária de corte da “prateleira de cima”!

O sucesso que vem da Estância Monte Alegre

E de onde veio esse gadão que tá dando o que falar? Essa incrível produção de bovinos veio do pecuarista André Luís Perrone dos Reis, o craque da Estância Monte Alegre, que fica lá no município de Barretos (SP).

O André e sua equipe estão de parabéns por um trabalho que reflete o cuidado, o investimento e a visão de quem busca a excelência na criação de bovinos.

Quem fez questão de apresentar esses resultados de tirar o chapéu foi o Leonardo Ferri, gerente da unidade da Friboi de Lins (SP). O Leonardo destacou a qualidade do lote e a importância da castração e do confinamento para alcançar esses patamares de peso e qualidade que impressionam.

Os números que comprovam a qualidade

Agora, se preparem para os números que confirmam a excelência desse lote! O abate foi de 50 machos Brangus confinados e castrados, com um racial impressionante. A idade do lote mostrou a precocidade: 96% zero dentes e apenas 4% com dois dentes.

O peso médio por carcaça após o abate foi de robustos 310 quilos, o que dá 20,7 arrobas por animal! E o melhor de tudo: o lote foi 100% aprovado no Protocolo 1953!

A castração de bovinos machos tem três grandes efeitos positivos para a produção de carne de qualidade:

  • 1º, aumenta a deposição de gordura subcutânea;
  • 2º, aumenta a deposição de gordura intramuscular (o famoso marmoreio);
  • e 3º, aumenta a maciez da carne.

Quanto mais cedo o animal é castrado, melhor é a deposição muscular voltada para a carne de qualidade, e ainda evita anomalias como a carne escura.

Para finalizar, o Leonardo Ferri lembrou ainda a data do Circuito Nelore de Qualidade 2025 na unidade da Friboi de Lins (SP): 16 de setembro! Uma ótima oportunidade para ver mais gado de qualidade!

O que é o Protocolo 1953?

O Protocolo 1953, que garante um dos maiores bônus aos pecuaristas do País. Lançado em 2018, o Protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças taurinas).

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Cruzamento industrial de valor agregado ao pecuarista

O programa abriu uma porta para valorizar não só animais cruzados com Angus, mas de demais raças com sangue taurino como Hereford, Charolês, Blonde D’Aquitaine e demais animais de raças sintéticas como o Canchim.

No entanto, para trilhar o caminho da produção de um bovino que gera uma carne de qualidade não depende somente da genética. A alimentação do gado foi um ponto fundamental, pois o animal precisa ter um acabamento de gordura adequado.

Bovinos machos, só castrado mesmo

Além disso, os machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos para serem classificados no programa.

As novilhas precisam ter até quatro dentes. A maturidade e o acabamento também são fundamentais. Confira a entrevista na íntegra para saber os detalhes desse programa que está elevando os ganhos da arroba do boi pelo País.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade.

A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi e entre outros apoiadores. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.